Projeto Costura do Bem
O projeto de extensão “Costura do bem”, é realizado anualmente, e a cada ano, busca desenvolver a produção de um produto, a partir de retalhos, que possa contribuir com a comunidade. Nesse projeto participam alunos bolsistas e também alunos voluntários.
A reutilização e o destinação ambientalmente correta e economicamente viável de resíduos industriais em geral tem sido tema de diversas discussões, tanto no âmbito industrial, quanto dentro das Instituições de Ensino.
Dentro dos vários setores geradores de resíduos encontra-se o setor de vestuário, mais especificamente, as confecções, que trabalham com corte e costura de peças em geral. A etapa de corte dos tecidos, mesmo no seu maior aproveitamento, gera uma quantidade significativa de retalhos que, normalmente, não tem um uso final adequado. Esses retalhos, se bem trabalhados, podem gerar diversos produtos com grande utilidade e com apelo visual e conceitual interessante.
Desta forma, levando-se em conta que dentro da área de abrangência do Unibave estão localizadas diversas empresas de confecção, este projeto objetiva utilizar os retalhos produzidos por estas empresas para a produção de bolsas e/ou estojos escolares.
No caso do Projeto desenvolvido pelo Unibave o objetivo é a doação do produto final, ou seja, bolsas e/ou estojos, para os alunos de escolas públicas da região de abrangência do Unibave contribuindo com a conscientização econômica e de sustentabilidade.