X Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unibave promove palestras sobre Psicologia | Unibave >
InicioInstitucionalNotícias › X Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unibave promove palestras sobre Psicologia

Notícias

X Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unibave promove palestras sobre Psicologia

29 de outubro de 2019 -
A- A+

Durante a última semana os acadêmicos do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave puderam participar do X Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão. Os alunos de Psicologia presenciaram oficinas com temáticas atuais e relevantes para a atuação do psicólogo.

Na terça-feira (22) foram ministradas as palestras “Compreendendo o Luto e suas implicações para o sujeito” e “Bate papo com a diversidade e respeito as diferenças”.

Na primeira atividade, o objetivo foi possibilitar aos participantes uma compreensão mais profunda sobre os aspectos inerentes ao luto e demais implicações relacionadas a perda. Além disso, fornecer subsídios para identificar quando o luto segue o curso natural ou precisa de uma intervenção específica, além das fases vivenciadas pelo indivíduo no processo de luto. A oficina foi conduzida pela psicóloga Maria Aparecia Mautoni, que tem ampla experiência na temática.

Na mesma noite, a psicóloga Cléo Martins conduziu a oficina sobre a diversidade e os desafios da comunidade LGBT+ no contexto atual. A psicóloga explanou as dificuldades de acesso aos serviços de saúde, garantia de direitos, como por exemplo o Nome Social, e também a respeito da inserção no mercado de trabalho.

Na quarta-feira (23), aconteceram mais duas oficinas, sob a seguinte temática: “Atendimento Neuropsicológico Infantil e Reabilitação” e “Psicoterapia Corporal Reichiana”. Na primeira palestra, a egressa do curso de Psicologia do Unibave, Carolina Campos Goudinho, fez discussões relevantes sobre a possibilidade de atuação do psicólogo no atendimento neuropsicológico infantil, bem como o processo de reabilitação em função da perda ou comprometimento de funções cognitivas nesta fase do desenvolvimento humano.

Já a psicóloga Daiani Sangaletti fez atividades práticas que ensinou as bases do processo de intervenção psicoterapêutica baseado na abordagem corporal desenvolvida por Wilhelm Reich.

De acordo com a Coordenadora do Curso de Psicologia, Ma. Vandreça Vigarani Dorregão, “foram momentos de intensas discussões e aprendizado, onde os acadêmicos puderam aprofundar seus conhecimentos em temas bem específicos, complementando seu processo formativo na academia”.