Webinar Internacional discute enfrentamento à Covid-19 na educação | Unibave
InicioInstitucionalNotícias › Webinar Internacional discute enfrentamento à Covid-19 na educação

Notícias

Webinar Internacional discute enfrentamento à Covid-19 na educação

22 de junho de 2020 -

O momento é de muitas incertezas. Por isso, estar bem informado sobre tendências internacionais e novas perspectivas é essencial para o enfrentamento e superação dos desafios causados pela pandemia do coronavírus no Brasil. A Educação é área fortemente atingida, já que afeta não apenas dirigentes e profissionais do ramo, mas principalmente crianças, jovens e adultos, que tiveram que alterar a sua rotina familiar para adaptarem-se aos novos formatos de ensino para se protegerem da pandemia.

O caminho para o que vem sendo chamado de “novo normal” precisa ser bem planejado a partir de experiências de países que já iniciaram seus protocolos de retomada, considerando também os dados específicos da realidade brasileira. Por isso, o webinar internacional ENFRENTAMENTO À COVID-19: HORIZONTES DA EDUCAÇÃO, trará especialistas de diversos países para aprofundar o tema. No webinar, marcado para os dias 22, 23 e 24 de junho, serão priorizadas três dimensões, uma em cada dia: a epidemiológica, a pedagógica e a legal/jurídica, com estudiosos, pesquisadores e a participação de todos os inscritos.

O evento é uma realização das principais associações de ensino do Brasil: CRUB, ABIEE,  ABRUC, ABRUEM, ACAFE, ANDIFES, ANEC, ANUP, COMUNG e FORCOM, com apoio da ABMES e da SEMESP. O Centro Universitário Barriga Verde – Unibave é uma instituição parceira destas entidades.

A Covid-19 desencadeou movimento disruptivo que afetou o parâmetro do que se entendia por normalidade até então. No setor educacional, no Brasil como em outros países, foi necessário suspender as atividades escolares presenciais por atividades letivas que utilizem recursos educacionais digitais, conforme prevê a portaria do MEC 544/20. Instituições habituadas com o ensino presencial tiveram que dispor de tecnologia e outras ferramentas próprias do ensino digital, incluindo novas práticas pedagógicas.

O momento exato da volta às aulas presenciais é fator de dúvida, por exemplo, tendo em vista os riscos das instituições de ensino por eventuais contágios, seja por parte de alunos e seus familiares ou do corpo funcional. Todas as cautelas necessárias para que as instituições de ensino assumam com tranquilidade e segurança o processo de retorno serão discutidas nas três conferências do Webinar Internacional Enfrentamento à Covid-19: horizontes da Educação.

Será disponibilizada no hotsite do evento proposta de um protocolo educacional de retorno às atividades escolares e acadêmicas, para inspirar as instituições que ainda não o produziram, em antecipação ao retorno à presencialidade nos estabelecimentos de ensino.

 

Congresso Internacional Enfrentamento à Covid-19: horizontes da Educação.

De 22 a 24 de junho, das 17h às 19h (horário de Brasília)

Inscrições gratuitas Aqui