Voltar

Você está em: Página inicialInstitucionalNotícias › VIII Saagro encerra com participação de egressos do curso de Agronomia

Notícias

VIII Saagro encerra com participação de egressos do curso de Agronomia

16 de outubro de 2018 - , ,

O curso de Agronomia do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave, deu por encerrada a sua VIII Semana Acadêmica, com palestras variadas e temas pertinentes ao atual mercado de trabalho, a Saagro – Semana Acadêmica de Agronomia foi realizada no Centro de Vivências do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, de 08 a 11 de outubro.

No primeiro dia de evento, segunda feira, 08, os acadêmicos puderam aprender um pouco mais sobre a cultura de Pitaya com a palestra “Perspectivas para o consumo, comercialização e produção de pitaya”, ministrada pelo Diretor de Extensão do Instituto Federal Catarinense – IFC, Éliton Pires. Logo após, o egresso do curso, Leandro Cesconetto, falou sobre Agricultura de precisão, um mercado novo e promissor para os profissionais de Agronomia.

Na terça feira, 09, foi o dia da Fruticultura, o engenheiro agrônomo pesquisador da Epagri de Urussanga, Marcio Sonego, falou sobre “A fruticultura em SC e as mudanças climáticas”, e o engenheiro agrônomo pesquisador da Epagri de São Joaquim, Alberto Brighenti, trouxe como tema “Tendências para a viticultura catarinense”.

Já na quarta-feira, os acadêmicos tiveram uma palestra sobre “A função do engenheiro-agrônomo nas instituições financeiras”, com o engenheiro agrônomo Ricardo Silva, do Sicred de Porto Alegre (RS), que mostrou um pouco deste campo de trabalho aos participantes. Em seguida os acadêmicos puderam aprender mais sobre o perfil desejado para o mercado de trabalho com a palestra “A inserção do engenheiro agrônomo na área comercial”, ministrada pelo Diretor comercial da Cooperativa de Produção e Consumo Concórdia – Copérdia, Flávio Zenaro.

No último dia de evento, novamente os egressos do curso voltaram a atuar, realizando uma mesa redonda e discutindo os diferentes rumos para o profissional de Engenharia Agronômica. Ao todo, seis egressos do curso de Agronomia fizeram parte da mesa, falando sobre suas áreas de atuação, dificuldades, expectativas e tirando as dúvidas dos acadêmicos que anseiam tanto pela obtenção do título e atuação no mercado.

Segundo a coordenadora do curso de Agronomia, Janaína Veronezi Alberton, foi uma semana de muito aprendizado e de grande importância para o curso. Durante este evento, os acadêmicos puderam interagir com os demais colegas, com os palestrantes e os profissionais das empresas que estiveram presente e com certeza agregaram muito a sua formação.

“Semanas acadêmicas sempre são semanas de aprendizado e que agregam valor ao curso e aos futuros profissionais, poder trazer as diversas empresas até a instituição através das parcerias que foram firmadas, e colocar os acadêmicos em contato com essa realidade profissional, com certeza refletirá positivamente na atuação profissional dos engenheiros agrônomos formados pelo Unibave”, disse Janaína.