Veja dicas para manter a rotina de estudos durante a quarentena | Unibave
InicioInstitucionalNotícias › Veja dicas para manter a rotina de estudos durante a quarentena

Notícias

Veja dicas para manter a rotina de estudos durante a quarentena

24 de março de 2020 -

A pandemia do novo coronavírus afetou as aulas presenciais do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave. Seguindo as orientações dos órgãos de saúde, os acadêmicos do Unibave foram liberados das aulas presenciais para realizarem o isolamento domiciliar. Mesmo assim, os professores prepararam materiais para que o ensino continue por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA.

A virtualização do ensino é uma alternativa, autorizada pelo Ministério da Educação para que o calendário acadêmico possa ser mantido sem prejudicar a formação profissional dos acadêmicos. Com isso, os professores, coordenadores e principalmente os alunos precisam se adaptar a nova dinâmica das aulas. Para isso, a Coordenadora do Curso de Pedagogia e Doutoranda em Educação, Miryan Cruz Debiasi, separou algumas dicas para contribuir para o estudo eficaz dos acadêmicos.

Miryan explica que a novo desafio de estudar em casa requer organização. “Estudar em casa e sozinho geralmente tem uma outra dinâmica que precisamos adotar a partir dessa quarentena do Covid-19. Sabemos que a nossa casa é cheia de distrações com o sofá, a televisão, o cachorro, os familiares. Por isso é uma outra dinâmica que precisamos pensar em como vamos organizar isso para fazer o estudo remoto e aproveitar o tempo que estamos em quarentena”, comenta.

A primeira dica da coordenadora é definir um local para estudo. “Importante definir um ambiente tranquilo, que não distraia e que possamos focar realmente naquilo que precisamos estudar”, detalha.

O próximo passo é criar uma rotina de estudos. “Seguir uma rotina similar àquela que tínhamos com a faculdade, porém num período um pouco maior em função de que, o período que estaríamos na faculdade, estamos agora em casa. É legal criar uma agenda semanal, com horários de estudo e as tarefas que precisamos cumprir e com prazos, para que possamos se organizar da melhor forma possível”, diz Miryan.

Com o local escolhido e a rotina organizada, o aluno precisa acompanhar e realizar as atividades que são solicitadas pelos professores. “No Unibave há diferentes recursos que são oferecidos e são excelentes para esses momentos. Temos à disposição o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que é uma ferramenta de acesso ao conteúdo das aulas, aos fóruns que os professores postam, aos quizzes e os demais exercícios que estão lá para o acompanhamento das aulas”, explica a coordenadora.

Miryan ainda comenta que a tecnologia é uma aliada durante o estudo. “Podemos usar a tecnologia a nosso favor. Então é válido usarmos várias fontes de conhecimento na internet para tirar dúvidas ou aumentar a nossa capacidade de selecionar as fontes que estão disponíveis. Aproveite para estudar por meio das pesquisas em periódicos, que são de fácil acesso na página da biblioteca do Unibave”, orienta.

Além disso, o compartilhamento de conhecimento com os colegas da sala por meios digitais, também contribuirá para o aprendizado de cada aluno. “É legal se conectar com os colegas de faculdade para trocar informações relevantes uns com os outros no grupo de WhatsApp ou quem sabe criar um grupo específico do tema e da disciplina para realizar discussões entre os estudantes, com o auxílio dos professores”, acrescenta Miryan.

A Coordenadora também destaca que os alunos devem pedir ajuda aos professores. “Se sentir dificuldade, peça ajuda aos professores que estão disponíveis para você. Peça ajuda ao coordenador de curso. Estamos todos à disposição de vocês, o tempo todo”, diz.

Para finalizar, a coordenadora também ressalta a importância do descanso e do lazer entre os períodos de estudo. “Nisso tudo é importante ter um equilíbrio entre o período de estudo e o período que ficamos em lazer. Faça pequenas pausas, levante, caminhe um pouco, respire um ar puro da janela de casa, vá ao banheiro. Não esqueça de se alimentar bem e se hidratar. Quanto mais ficarmos bem, mais conseguimos focar melhor nos estudos”, fala.

Para os alunos do Unibave, a coordenadora ainda deixou um recado. “Tenham paciência, porque não estávamos preparados para isso e as aulas também não estavam organizadas para esse formato. Então está todo mundo se adaptando, professores, coordenadores de cursos e os alunos. Tenham paciência que estamos verificando e olhando para que tudo fique da melhor forma possível”, comenta Miryan.