Unibave vai implantar projeto de Cineclube com recursos da Lei Paulo Gustavo Municipal | Unibave >
InicioInstitucionalNotícias › Unibave vai implantar projeto de Cineclube com recursos da Lei Paulo Gustavo Municipal

Notícias

Unibave vai implantar projeto de Cineclube com recursos da Lei Paulo Gustavo Municipal

05 de fevereiro de 2024 -
A- A+

A Fundação Educacional Barriga Verde (Febave), mantenedora do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), foi contemplada com a Lei Paulo Gustavo e vai implantar um Cineclube. O projeto “Orleans tem cine!” será implantado por meio do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi) e foi aprovado no final de 2023 e, em 2024, vai exibir filmes nacionais em cinco ocasiões.

Nesta segunda-feira (05/02), no início da tarde, uma reunião na reitoria da Instituição tratou da organização para o início da execução do projeto. O projeto prevê aquisição de novos equipamentos para o Centro de Vivências, que será adequado a um ambiente de cinema e, como contrapartida, sediará a exibição de filmes nacionais. Ele será executado ao longo do primeiro semestre e início do segundo.

No total, serão cinco exibições gratuitas, em horários e períodos diferenciados, atendendo instituições escolares de ensino fundamental, médio, superior e educação especial do município de Orleans. Além disso, acontecerá a inauguração aberta a toda a comunidade.
“O projeto vem para contribuir e fomentar a cultura local, dando acesso a filmes nacionais à comunidade orleanense, já que o município não dispõe de sala de cinema e nem todos têm oportunidade de ir para outros municípios assistir a um filme”, comentou a diretora do Museu, Valdirene Böger Dorigon.

O que é a Lei Paulo Gustavo?

A Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022, popularmente conhecida como Lei Paulo Gustavo (LPG), presta uma homenagem ao artista de mesmo nome que morreu vítima de Covid-19 e dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da Covid-19.

O governo federal fez o repasse na ordem de R$ 3.872 bilhões para Estados, Distrito Federal e Municípios para aplicação em ações emergenciais. No segundo semestre de 2023, a prefeitura de Orleans, por meio do Departamento de Cultura, abriu o Edital n° 02/2023 “Orleans Audiovisual: Dote de Uma Princesa” Lei Paulo Gustavo do município de Orleans/SC, e o Museu ao Ar Livre, por meio da Febave, foi contemplado.