https://unibave.net/wp-content/plugins/forminator/assets/forminator-ui/css/forminator-ui.min.css >
InicioInstitucionalNotícias › Unibave reúne especialistas para debater fertilizantes sustentáveis e inovação no agronegócio

Notícias

Unibave reúne especialistas para debater fertilizantes sustentáveis e inovação no agronegócio

06 de julho de 2026 -
A- A+

Professores, produtores rurais, empresários e profissionais do agronegócio da região estiveram no Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), nesta segunda-feira (6/7), para debater soluções inovadoras voltadas à produção de fertilizantes sustentáveis a partir do aproveitamento de biogás e biometano. O encontro foi realizado no Espaço Executivo, no Bloco F, com o tema “O Novo Futuro do Fertilizante em Santa Catarina – Uma nova perspectiva para o agronegócio”.

O seminário reuniu quatro especialistas do Rio Grande do Sul, que apresentaram pesquisas, experiências e aplicações relacionadas à produção de amônia verde, fertilizantes nitrogenados de baixa emissão de carbono e ao aproveitamento de resíduos da atividade agropecuária. Conforme o professor do Unibave e diretor da Associação Comercial e Industrial do Vale do Rio Capivari (ACIRC), Luiz Eduardo Mutzberg, a iniciativa surgiu da necessidade de atender uma demanda da agricultura familiar da região.

“Percebemos essa oportunidade e, no meu papel de diretor da Acirc e professor do Unibave, busquei aproximar nossos produtores rurais de profissionais do Rio Grande do Sul. Assim surgiu a oportunidade de trazer esse conhecimento para a região. Estamos no início de uma jornada que pode contribuir com a economia circular dentro da produção rural”, afirmou o professor Luiz.

O evento foi promovido em parceria com o Núcleo do Agronegócio da ACIRC, que reúne os municípios de Gravatal, Armazém e São Martinho. Para o reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza, a instituição tem como missão promover o desenvolvimento regional por meio da integração entre ensino, pesquisa e setor produtivo.

“Essa vocação faz parte do DNA do Unibave como instituição comunitária. Buscamos fortalecer cada vez mais a nossa região e o nosso Estado por meio de parcerias, como a construída com a Acirc, aproximando o setor produtivo, as indústrias e a inovação. O objetivo é fomentar o desenvolvimento de novas tecnologias que possam ser aplicadas pelos nossos produtores rurais”, destacou o reitor.