Unibave e Museu recebem pesquisadora italiana | Unibave
Voltar

Você está em: Página inicialInstitucionalNotícias › Unibave e Museu recebem pesquisadora italiana

Notícias

Unibave e Museu recebem pesquisadora italiana

02 de setembro de 2019 - ,

Desde o dia 21 de agosto até essa segunda-feira, dia 02, o Centro Universitário Barriga Verde – Unibave e o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel receberam pesquisadora italiana Giorgia Miazzo. Ela está no Brasil há um mês e meio para divulgação do projeto “cantando in talian”, apresentando também o documentário “Conto de dois Mundos, uma Viagem pela América”, percorrendo o estado do Rio Grande do Sul e as regiões Sul e o Oeste de Santa Catarina.

Giorgia dedicou 15 dias para estar no Unibave e discutir propostas de projetos com os gestores, realizando ainda pesquisas nos documentos do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel. “Conheci o Museu ao Ar Livre ano passado, por acaso, e fiquei interessada no acervo. Gosto de trabalhar com documentos de fonte direta”, destaca Giorgia. “Nesses dias pesquisei a imigração de forma mais profunda  por meio dos documentos da Colônia Grão-Pará. As cartas que mostram o sofrimento do início da imigração, a carência que eles tinha, me marcaram muito. Me senti em casa, mesmo estando do outro lado do mundo, vendo a forma como eles escreviam”, completa.

Com a análise dos documentos, ela pretende fazer uma divulgação desse patrimônio na Itália, propondo um projeto de aproximação entre os dois mundos e fazendo um trabalho de resgate e de valorização, uma parceria entre o Unibave, a Associação Nacional Emigrantes Austrália e Américas – ANEA e universidades da Itália.

Giorgia também realizou uma palestra com acadêmicos do Unibave e percorreu localidades que possuem descendentes italianos, como Pedras Grandes, Urussanga, Nova Veneza e Turvo.