Unibave recebe evento da ACIO que oficializa abertura da 2ª Jornada da Inovação de Orleans | Unibave >
InicioInstitucionalNotícias › Unibave recebe evento da ACIO que oficializa abertura da 2ª Jornada da Inovação de Orleans

Notícias

Unibave recebe evento da ACIO que oficializa abertura da 2ª Jornada da Inovação de Orleans

15 de setembro de 2023 -
A- A+

O Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) recebeu nesta quinta-feira (14/09), a abertura da 2ª Jornada da Inovação de Orleans, o 1º Talk Inovação, Liderança e Empreendedorismo foi realizado no Centro de Vivências. O evento é fruto de parceria entre a Associação Empresarial de Orleans (ACIO), por meio do Núcleo da Inovação, da Inova Sul – Ecossistema de Inovação e da Incubadora Inventa.

O evento reuniu mais de 100 pessoas e contou com a participação de quatro empresários de sucesso da região: Carlos Becker Fornasa, da Metasul e Arquitech; Marcelo Dalazen, da Big Jack Cervejaria e Collie Rastreamento e Automação; Daiane Nazário, da Signora Estilo e Decor; e Marcos Rohden, da Paris do Brasil. Os empreendedores convidados compartilharam sua história e, ao fim, a plateia interagiu com perguntas.

Na ocasião, o presidente da ACIO, Italo José Zomer, falou sobre a importância que eventos como este exercem para cada pessoa envolvida. “O Núcleo de Inovação da ACIO nasceu após a 1ª Jornada da Inovação de Orleans e só reforçou o quanto é importante estarmos integrados junto aos associados e empreendedores para discutirmos inovação. Afinal, ela só acontece por meio da cocriação. Quando compartilhamos e contribuímos de forma mútua, conseguimos aperfeiçoar, evoluir e solucionar problemas”, ressaltou.

Por meio das histórias compartilhadas, o objetivo foi ensinar, inspirar e motivar. “Agradeço aos empresários convidados, que são associativistas e fazem essa entrega voluntária ao ecossistema empreendedor e de inovação, por prontamente aceitaram este convite para compartilhar suas histórias. Falamos de case de sucesso, mas sabemos que, por trás disso, houve muitos momentos de dificuldade e instabilidade que foram superados, e é dessa forma que podemos aprender”, destacou, estendendo os agradecimentos a todos que se fizeram presentes e aos apoiadores.

Em seu pronunciamento, o pró-reitor de Administração e Inovação do Unibave, professor Dimas Rocha, ressaltou que a noite de lançamento ficará para história de Orleans e destacou a importância de as entidades empresariais, as universidades e o Poder Público fazerem acontecer a tríplice hélice, promovendo esforços comuns para o desenvolvimento do epicentro do ecossistema de inovação das Encostas da Serra Geral.

2ª Jornada da Inovação

A 2ª Jornada da Inovação será composta por quatro encontros, entre os dias 26 de setembro e 17 de outubro, no Unibave. O professor Ademir Milo, da Inova Sul – Ecossistema de Inovação, explica como funcionará a capacitação. “Este evento foi desenvolvido para colocar a mão na massa. Durante a jornada, os empreendedores participantes irão analisar o seu campo de atuação e irão transformar, dentro de sua empresa, algo que pode ser no campo da gestão, dos processos, do produto ou do serviço”, explica.

Para isso, será necessário passar por três etapas, que possibilitarão a criação de campo de soluções criativas. “Primeiro, os participantes manifestarão a sua identidade e mostrarão o que fazem. Depois, realizaremos os laboratórios criativos, a fim de criar a percepção do campo de atuação e de inovação existente. Ao fim da jornada, cada um constrói um micromapeamento de inovação da sua organização, de fácil aplicabilidade e com o mínimo de recurso possível, aproveitando aquilo que eles já têm disponível”, detalha.

Além disso, a Jornada da Inovação será composta por palestras, workshops e diálogos temáticos. Entre as técnicas aplicadas, estão: Mapeamento de Alcance (definir as estratégias e o melhor posicionamento no mercado); Canvas BMC (definir um modelo de negócio inovador, ágil e próspero); Círculo Dourado (definir a essência do DNA do Empreendimento); Design Thinking (prototipar processos e inovação da gestão, produtos e serviços).

Os participantes terão acesso, ainda, à equipe de facilitadores formada por: Ademir Milo Motta da Silva, facilitador de Mapeamento de Alcance Estratégico e Inovação de Processos Sistêmicos; Júlia Furlanetto Graeff, que possui formação em Design Thinking e é pós-doutora em Inovação Social; Luciana Flor Correa Felipe, que é doutora em Educação Científica e Tecnológica e mentora para Projetos de Inovação; e Diego Pivesan Medeiros, doutor em Design.

Os interessados em se inscrever e saber mais podem acessar o link ou entrar em contato com a ACIO pelo WhatsApp (48) 3466-2592.