https://unibave.net/wp-content/plugins/forminator/assets/forminator-ui/css/forminator-ui.min.css >
InicioInstitucionalNotícias › Unibave realiza Workshop de Direitos Humanos e Relações de Gênero

Notícias

Unibave realiza Workshop de Direitos Humanos e Relações de Gênero

28 de junho de 2017 -
A- A+

Na noite do último dia 26 de junho, no Centro de Vivências do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, os cursos de graduação do Unibave participaram de uma noite de palestras com a temática de Direitos humanos e Relações de Gênero.

O evento foi coordenado pelo Núcleo de Pesquisa do Curso de Direito – Nupedi, pelo Núcleo de Estudos Aplicados a Saúde- Neas, e pelo Núcleo de Estudos Afro Indígenas -NAI, e contou com a participação de aproximadamente 250 acadêmicos representantes dos cursos de graduação.

Os palestrantes, professor Dr. Flavio Rodrigo Masson Carvalho e professor Msc. Rodrigo Kruel, destacaram que Gênero e Direitos Humanos tem se demonstrado um problema de difícil solução nos últimos anos. A desigualdade de gênero é uma afronta à igualização proposta pelos Direitos Humanos desde a sua fundação no século XVIII. E esta desigualdade, o poder e o domínio de uns sobre outros tem também a sua história.

Os palestrantes explicaram que a reivindicação de Direitos Humanos aplicados às mulheres ocorre porque até há pouco tempo não eram consideradas humanas, mas sim, filhas, esposas de humanos.  Apesar disso, a questão de gênero, ou a reivindicação dos direitos humanos para as mulheres ainda está em construção. A violência contra as mulheres e contra os homossexuais, apresenta-se como um desafio a ser vencido para quem almeja uma sociedade mais justa e igualitária para todos e todas.

Para o segundo semestre estão previstos mais dois eventos envolvendo a temática, no mês de agosto e outubro.