Unibave realiza evento em alusão ao Dia da Mulher | Unibave
Voltar

Você está em: Página inicialInstitucionalNotícias › Unibave realiza evento em alusão ao Dia da Mulher

Notícias

Unibave realiza evento em alusão ao Dia da Mulher

08 de março de 2019 -

Na noite da última quinta-feira, 07, foi realizado no Unibave o evento intitulado, ‘Dia da Mulher e o Protagonismo Feminino’, promovido pelos cursos de Educação Física (Bacharel e Licenciatura), Pedagogia e Psicologia. O evento contou com mais de 250 participantes dentre docentes, acadêmicos dos respectivos cursos, egressos e comunidade externa.

Na oportunidade, foi realizada uma mesa redonda, com as seguintes temáticas: Mulher, Mulheres e Gênero; Por que é importante falar sobre gênero? E a participação da mulher na política. A mesa foi conduzida pelas professoras do Unibave, psicóloga Fábia Alberton da Silva Galvane e psicóloga Fernanda Zanette de Oliveira, e pela administradora Mirele Debiasi, que atualmente é vereadora no município de Orleans.

A professora Fábia ressaltou sobre as lutas referentes ao já chamado movimento de mulheres, suas conquistas e transformações até chegar à categoria gênero e toda sua pluralidade. “A maioria das pessoas que estão aqui, das quais eu me incluo, nasceram em condições nas quais alguns direitos já estavam estabelecidos – voto, trabalho, divorcio, escolarização. Por isso mesmo, podemos cometer o equívoco de acreditar que tais diretos são naturais – ou seja, que nos vieram gratuitamente.  Todos os diretos foram alcançados com muita luta”, frisou Fábia.

As discussões da noite seguiram nesta direção, com a apresentação da professora Fernanda, quanto aos dados de inserção das mulheres na educação e no mercado de trabalho, e também a contribuição da vereadora Mirele, relatando sua experiência enquanto mulher, e as lutas travadas diariamente para exercer sua função em meio aos preconceitos quanto à participação feminina no poder público municipal.

De acordo com as organizadoras do evento, a proposta foi de promover reflexões sobre o papel social das mulheres e as questões de gênero em espaços como educação e mercado de trabalho. “A participação maciça dos docentes, acadêmicos, egressos e comunidade externa comprovou a necessidade que se tem de falar a respeito, de entender o processo histórico em que os fenômenos sociais se constituem, as normas que balizam as ações de homens e mulheres, enfim. Espera-se que iniciativas como essa sejam contínuas e que contribuam para mudanças efetivas nos espaços da sociedade”, disse a coordenadora do curso de Psicologia.