Unibave promove encontro em referência ao Dia da Consciência Negra
24 de novembro de 2025 - Institucional
O Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) realizou, no dia 19 de novembro, um encontro institucional em referência ao Dia da Consciência Negra, como um momento de compartilhamento de saberes e experiências para valorização da cultura afro-brasileira. A atividade integrou a programação do mês em alusão à mesma data e reuniu acadêmicos, professores, colaboradores e convidados, além de contar com a presença do Coral de Haitianos de Orleans.
No início do evento, a mestre de cerimônias Laura Rayne frisou que o 20 de novembro não é um momento de celebração do racismo que existiu e ainda existe. “É um compromisso com a construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa”, declarou.
O evento teve música e dança, com a participação do Coral de Haitianos de Orleans, que emocionou o público com músicas de matriz africana, destacando ancestralidade e resistência. Logo depois, o professor Rodrigo Garcia compartilhou relatos das intervenções pedagógicas realizadas por acadêmicas do curso de Pedagogia do Unibave, em escolas da região, por meio do projeto “Saberes e Fazeres Afrodescendentes”.
A programação incluiu ainda a exibição de um vídeo com o depoimento da Miss Santa Catarina, Pietra Travassos, que expôs os desafios enfrentados após vencer o concurso, incluindo episódios de racismo nas redes sociais.
Encerrando a noite, as professoras Sara da Silva Böger e Marleide Reis realizaram uma roda de conversa com o tema “Como construir um ambiente educacional antirracista?”. A professora Sara ainda anunciou e convidou os participantes para a formação, a partir de 2026, de um grupo de estudos sobre a cultura afro-brasileira, aberto a professores, estudantes, colaboradores e comunidade. Conforme a proposta, o grupo vai reforçar o compromisso institucional com a promoção da igualdade racial e a valorização da diversidade.




























