Unibave presente no 1º Fórum de Protetores da Causa Animal da Amurel | Unibave >
InicioInstitucionalNotícias › Unibave presente no 1º Fórum de Protetores da Causa Animal da Amurel

Notícias

Unibave presente no 1º Fórum de Protetores da Causa Animal da Amurel

03 de dezembro de 2021 -
A- A+

Causa AnimalO Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) participou, na última quarta-feira (01/12), do 1º Fórum de Protetores da Causa Animal da Amurel, que aconteceu na sede da Associação Municípios Região de Laguna, em Tubarão, e contou com a presença de voluntários da causa animal, médicos veterinários, parceiros e agentes públicos da Polícia Civil, Câmara de Vereadores e prefeitura.

O Unibave foi representado pelo professor do curso de Medicina Veterinária, André Feccia. As motivações para a criação do Fórum foram o crescente número de casos de maus-tratos e abandonos de animais em Tubarão, que incentivou um coletivo para lutar em defesa da proteção e bem-estar dos bichos.

O professor André defendeu a manutenção do bem-estar social. “É necessária a contratação de médicos veterinários em postos de saúde, prevista no programa de saúde única”, disse. Segundo ele, o cuidado com a saúde pública não se restringe à castração dos animais, mas abrange, também, o cuidado com zoonoses e o controle de outras doenças provocadas pela falta de cuidados com os pets. “É necessária a identificação, por meio de chipagem e mais lares que possam cuidar de forma consciente desses animais”, afirmou.

Ao final, foram formalizadas a entrega de três projetos aos representantes do executivo e do legislativo tubaronense, que preveem ações públicas como a criação do Dezembro Verde, Cão e Gato Comunitário e Banco de Ração.

Segundo os organizadores, esses projetos já são realizados em Laguna e o objetivo é avançar em políticas de bem-estar animal em Tubarão e em outros municípios da Amurel. Cabe agora aos gestores públicos dar andamento às proposições apresentadas. O evento também contou com participantes de Laguna, Jaguaruna e Imbituba.