Unibave participa FIEPE da Acafe
24 de maio de 2024 - Comunidade InstitucionalO Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) participou da 9ª edição do Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da Acafe (FIEPE), que aconteceu na Unochapecó, ao longo desta semana (22 a 24/05). Sete professores e cinco acadêmicas estiveram presentes no evento.
Ao todo, foram nove trabalhos apresentados, sendo sete resumos expandidos e um cases de sucesso. O trabalho “Estratégias para Curricularização da Extensão no Unibave”, dos professores Lucas Corrêa Preis, Miryan da Cruz Debiasi, Leonardo de Paula Martins, Vanessa Isabel Cataneo, Guilherme Valente de Souza e Ana Paula Bazo, foi escolhido e recebeu um troféu.
Para a coordenadora de Pesquisa do Unibave, Ana Paula Bazo, o evento destaca-se pela possibilidade de trocas de experiências, aprendizados e conhecimentos. “Sairemos daqui com muitas ideias e sugestões para aplicarmos em nossa Instituição”, afirmou.
O Fiepe é um evento institucional da Associação Catarinense de Fundações Educacionais (Acafe) voltado à integração das 15 Instituições de Ensino Superior (IES) de Santa Catarina que integram o Sistema Acafe. O objetivo é incentivar a integração e construção de vínculos entre o ensino, pesquisa, extensão e inovação, a partir da socialização de experiências e práticas nas diversas áreas do conhecimento científico, nas instituições de ensino superior.
Estiveram no evento as professoras Adriana Zomer de Moraes, Ana Paula Bazo, Janaina Veronezi Alberton, Miryan da Cruz Debiasi, Vandreça Vigarani Durigon e os professores Lucas Corrêa Preis e Rovânio Bussolo.
Acafe Challenge
Além de oficinas, palestras, painéis de debates e apresentação de cases de sucesso, também ocorreu o II Acafe Challenge realizado no Centro de Inovação Pollen Parque. O evento é uma maratona de inovação, resolução de problemas e criação de soluções, com a participação de equipes de acadêmicos coordenados por professores mentores de cada uma das 14 IES que fazem parte da Acafe.
Os desafios estarão alinhados com as demandas apresentadas pelas Instituições participantes e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Pelo Unibave, participaram cinco acadêmicas divididas em duas equipes. A professora Adriana Zomer de Moraes participou como mentora, acompanhando as acadêmicas.
“Foi uma experiência absolutamente incrível. Estávamos imersas em um ambiente dinâmico, aprendendo e trocando conhecimentos a cada momento. Foi uma oportunidade única para crescer e se conectar com acadêmicos e mentores”, comentou a acadêmica da 7ª fase de Administração, Emelyn da Silva Meurer.
Segundo ela, o desafio da equipe que participou foi a dificuldade dos estudantes em relação à moradia, transporte e alimentação. “Esse tema é especialmente crucial na nossa região, onde o transporte é um grande obstáculo. Com a nossa equipe dedicada, estamos determinados a encontrar soluções para esse desafio”, afirmou a estudante que contava na equipe com as também acadêmicas do Unibave, Lara Mendes Scremin e Paola Silveira Perin. A equipe ainda contava com a participação de outros dois estudantes de outras instituições.
Em outra equipe, estavam outras duas academias do Unibave, Pietra Benedet Zanette, de Medicina Veterinária, e Larissa Martins, de Administração,.