Unibave participa do IX Seminário Estadual do Proesde Desenvolvimento e Licenciatura | Unibave
InicioInstitucionalNotícias › Unibave participa do IX Seminário Estadual do Proesde Desenvolvimento e Licenciatura

Notícias

Unibave participa do IX Seminário Estadual do Proesde Desenvolvimento e Licenciatura

25 de março de 2021 -
A- A+

O Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) apresentou dois trabalhos no IX Seminário Estadual do Proesde Desenvolvimento e Licenciatura, realizado no último dia 20. Os trabalhos foram desenvolvidos pelos bolsistas do Unibave participantes do Proesde Desenvolvimento e Proesde Licenciatura, cursos de extensão vinculados ao Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu).

Os acadêmicos bolsistas do Unibave e demais instituições da rede ACAFE participaram do evento, realizado on-line devido a pandemia, e organizado pelo Centro Universitário Católica de Santa Catarina. Os dois trabalhos apresentados pelos bolsistas do Unibave tiveram por objetivo desenvolver projetos voltados a apoiar a implementação do Novo Ensino Médio proposto pelo Ministério da Educação. A instituição participante foi a Escola de Ensino Médio Antônio Kanabben, de Gravatal.

Trabalhos

‘Educação e pandemia: entre desafios e conquistas’, foi apresentado pelos bolsistas do Proesde Desenvolvimento, Caroline Stüpp de Bona e Mariana André da Silva, abordando a área de gestão de pessoas. Já os bolsistas do Proesde Licenciatura, Gislaine Dutra Rossoni e Valdemiro Pignatel, apresentaram ‘Museu digital: proposta de atividade integradora’.

A Coordenadora de Extensão do Unibave, Vanessa Isabel Cataneo, parabenizou os bolsistas do Unibave pela produção de conteúdo. “Eles puderam auxiliar os gestores da escola participante em suas atividades diárias com o trabalho desenvolvido. Os resultados demonstram a importância das atividades extensionistas para com a comunidade”, ressalta a coordenadora. Ela ainda agradeceu à diretora da Escola de Gravatal, Joelma Preis Bloemer, e os profissionais que envolvidos no desenvolvimento das atividades práticas dos bolsistas.

O coordenador do PROESDE Desenvolvimento, Rovânio Bussolo, comentou que os bolsistas puderam conhecer algo além da sua formação de seu curso. “Abordando os aspectos de gestão de uma organização, pudemos contribuir com a escola e alguns planos de ação propostos. Além dessas ações serem possivelmente aplicadas em outros colégios”. Já a coordenadora do PROESDE Licenciatura, Luiza Liene Bressan da Costa, aponta que a experiência de participar deste curso de extensão é uma oportunidade única. “É o aprendizado para além da sala de aula. É aprender a fazer, fazendo”, expressa.

Sobre o programa

O PROESDE é um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à formação do estudante/bolsista enquanto cidadão e profissional capaz de intervir e contribuir em seu contexto regional, mediante a articulação entre sua formação acadêmica e o desenvolvimento educacional e socioeconômico de sua região. Os estudantes/bolsistas participam do curso de extensão realizado aos sábados. A realização do IX Seminário Estadual do Proesde, que era prevista ainda para 2020, precisou ser adiada para 2021, devido a pandemia de Covid-19. O seminário marca a conclusão dos cursos de extensão Proesde Desenvolvimento e Licenciatura realizados ao longo de 2020.