>
InicioInstitucionalNotícias › Unibave participa da Maratona de Programação em Florianópolis

Notícias

Unibave participa da Maratona de Programação em Florianópolis

03 de setembro de 2024 -
A- A+

Uma equipe do curso de Sistemas de Informação representou o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) e a Incubadora Inventa na Etapa Regional de Florianópolis da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação, realizada, na sexta-feira, dia 30, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Campus da Trindade, em Florianópolis.

O evento é a seletiva brasileira para o International Collegiate Programming Contest (ICPC), conhecido como a “Copa do Mundo da Computação”, uma competição de programação de computadores que ocorre anualmente e envolve universidades do mundo inteiro. A equipe do Unibave foi composta por dois acadêmicos da oitava fase, Kauã Oenning Kuntz e Joel Junior Alberton da Silva, e um acadêmico da sexta fase, Gian Dorigon Soares, liderados pelo coordenador do curso e da Incubadora Inventa, Nacim Miguel Francisco Júnior.

Durante o evento, eles tiveram que resolver diversos problemas desafiadores, propondo um algoritmo para cada um deles, que foi verificado através de testes automatizados e por juízes humanos.

O acadêmico Joel Junior Alberton da Silva diz que foi importante a experiência de participar, mas que pretende buscar mais treino para próximas participações. “Foi ‘dá hora’ participar. Mas tem que estudar coisas específicas para competição mundial basicamente”, analisou.

Gian Dorigon Soares comenta que, apesar das dificuldades enfrentadas, a experiência valeu a pena. “Foi bem interessante, agregou bastante tanto participar da competição quanto conhecer o campus de outra universidade. Fizemos o que conseguimos. Podemos não ter nos classificado para a segunda fase, mas aprendemos bastante participando do evento”, comentou.

Conforme o professor Nacim, a competição proporciona aos participantes uma excelente oportunidade para colocar em prática seus conhecimentos e habilidades em programação, além de fomentar o espírito de trabalho em equipe e a troca de experiências com estudantes de outras instituições. “Experiências como essa são fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes”, comentou.

Para o próximo ano, o coordenador anuncia que o Unibave pretende aumentar a participação. Mais equipes devem ser enviadas para a competição, com o objetivo de incentivar o envolvimento dos acadêmicos em atividades extracurriculares que complementem a formação em sala de aula.