Voltar

Você está em: Página inicialInstitucionalNotícias › Unibave oportuniza reflexões sobre educação inclusiva aos professores de Santa Rosa de Lima

Notícias

Unibave oportuniza reflexões sobre educação inclusiva aos professores de Santa Rosa de Lima

21 de junho de 2018 - ,

O Centro universitário Barriga Verde – Unibave, por meio do Núcleo de Inovação Pedagógica – NIP, na terça-feira, 19, oportunizou um momento de formação aos professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental I do município de Santa Rosa de Lima, com o tema Reflexões sobre educação inclusiva.

A coordenadora do Núcleo de Apoio à Acessibilidade – NAC, do Unibave, psicóloga Fernanda Zanette de Oliveira, conduziu as atividades do dia. De acordo com ela, mais do que aprender plenamente ciência, matemática ou biologia, o estar junto é fundamental para o desenvolvimento de uma criança. “É importante que a criança tenha a oportunidade de conviver com outras crianças, diferentes inclusive. Garantir a participação dessa realidade é contribuir para a construção de seu ‘ser social’, independentemente do grau de deficiência em questão”, relatou Fernanda.

A coordenadora do NIP, professora Márcia Bianco, afirma haver estudos científicos que comprovam que ambientes plurais propiciam a evolução, a abertura de novos espaços, porque quando todos pensam da mesma forma, a criatividade fica prejudicada. Conforme Márcia, outro dado importante, também, é que o mundo está começando a reconhecer o potencial de consumo do universo de pessoas com deficiência. “Grandes marcas brasileiras, inclusive, já estão de olho no conceito da diversidade, seja ela como orientação sexual, ideológica, física ou de qualquer outra natureza. Essas pessoas estão chegando com força na sociedade, por meio de muita batalha”, frisou a professora.