>
InicioInstitucionalNotícias › Unibave ministra formação continuada para professores das Regionais de Educação de Laguna e Braço do Norte

Notícias

Unibave ministra formação continuada para professores das Regionais de Educação de Laguna e Braço do Norte

23 de setembro de 2024 -
A- A+

Mais de 300 professores da Rede Estadual de Ensino dos municípios de Garopaba, Imbituba e Laguna participaram de mais uma etapa do programa de Formação Docente, ministrado pelo Centro Universitário Barriga Verde (Unibave). A ação foi realizada nos dias 17, 18 e 19 de setembro, em parceria com a 19ª Coordenadoria Regional de Educação de Laguna (SED/19ª CRE), por meio do setor de Ensino/Núcleo de Acompanhamento Pedagógico e Formação de Professores e Gestores.

A capacitação faz parte de um projeto de formação continuada, vinculado ao Programa Universidade Gratuita, que tem como objetivo o aperfeiçoamento e a qualificação dos profissionais da educação no Estado de Santa Catarina. O evento teve como tema “A Formação Docente em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: Saberes e Práticas”.

A professora responsável pela abordagem das temáticas durante o evento, Rosani Hobold Duarte, destacou a relevância de preparar os educadores para lidar com a diversidade e promover práticas pedagógicas inclusivas. “Compreender as necessidades e especificidades dos estudantes da educação especial é fundamental para garantir uma educação realmente inclusiva em todos os níveis”, comentou.

Participaram educadores que atuam nos Serviços Especializados em Educação Especial, como segundo professor de turma, professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE), intérpretes e instrutores de Libras, além de professores bilíngues. Durante o encontro, foram discutidos temas como conceitos e reflexões sobre educação especial e educação inclusiva, competências e habilidades necessárias em contextos inclusivos, com ênfase nas competências socioemocionais, além de estratégias de ensino-aprendizagem que promovem a adequação, adaptação e diversificação curricular, alinhadas aos princípios de equidade e justiça curricular, conforme defendido no Currículo Base do Território Catarinense (CBTC).