Voltar

Você está em: Página inicialInstitucionalNotícias › Unibave fará recolhimento de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos

Notícias

Unibave fará recolhimento de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos

18 de junho de 2018 - , ,

O engenheiro sanitarista e ambiental, Samuel Andrade Segatto, que atua na Fundação Ambiental Municipal de Orleans – Famor, ministrou uma palestra para os acadêmicos da terceira fase do curso de Sistemas de Informação do Unibave, que estão desenvolvendo um projeto sobre lixo eletrônico.

Na oportunidade, Samuel explanou sobre os riscos de contaminação dos ecossistemas, devido à presença de substâncias nocivas ao meio ambiente e à saúde, quando os resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REE) são descartados de forma inadequada.

Samuel apresentou o espaço físico disponível na Famor, que está sendo adequado para o recebimento dos REEs, e funcionará como um Ponto de Entrega Voluntária (PEV). Em contrapartida, o Unibave assume a função de Local de Entrega Voluntária (LEV), responsável por receber e acumular temporariamente os REEs, posteriormente encaminhados para o PEV na Famor.

Conforme a professora Solange Vandresen, e coordenadora do curso de Engenharia de Produção, que está à frente do projeto sobre o lixo eletrônico, esta parceria busca ainda estimular um importante projeto de extensão que já vem sendo realizado pelo Unibave, por intermédio do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Engenharia e Tecnologia – Nutec, com o apoio do curso de Sistemas de Informação.

O projeto de extensão, conhecido como Tecnologia e Cidadania, trabalha na triagem do REEs, recuperando os materiais e destinando-os a entidades públicas, como escolas, creches, objetivando a informatização e inserção de tecnologias digitais no ensino público.

Um dos entraves do projeto Tecnologia e Cidadania até então, eram os materiais que sobram após a triagem. Agora, todos os equipamentos arrecadados serão triados na Famor e o resíduo já fica no mesmo local. Após esse processo, os REEs restantes serão coletados na Famor por empresa especializada em Coleta de Lixo Eletrônico, dando destinação correta ao material.