Unibave e Prefeitura de Lauro Müller discutem parceria na área cultural e de desenvolvimento | Unibave
InicioInstitucionalNotícias › Unibave e Prefeitura de Lauro Müller discutem parceria na área cultural e de desenvolvimento

Notícias

Unibave e Prefeitura de Lauro Müller discutem parceria na área cultural e de desenvolvimento

12 de março de 2020 -

O Reitor do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave, Elcio Willemann, recebeu o prefeito interino de Lauro Müller, Pedro Barp Rodrigues, para discutir uma parceria na área cultural do município. A reunião ocorreu na terça-feira (3) e teve como pauta a parceria do município com os técnicos do Unibave para desenvolver ações culturais no Ecomuseu Serra do Rio do Rastro.

A iniciativa foi do Governo de Lauro Müller que propôs uma parceria de assessoramento nas ações culturais do Ecomuseu. Juntamente com o prefeito interino, participaram da reunião o Secretário de Urbanismo, Turismo, Cultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Luciano Philippi, o representante do Conselho do Ecomuseu, Claudio Lottin, o representante do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Lauro Müller, Edinaldo Fontanela. Os colaboradores do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, Valdirene Böger Dorigon e Idemar Ghizzo também estavam presentes.

A reunião foi uma conversa preliminar para uma possível parceria. O prefeito Pedro propôs uma parceria com os técnicos do Unibave para realizarem a assessoria e desenvolvimento de ações na área cultural do município e no Ecomuseu. Em contrapartida, o Reitor Elcio Willemann, pediu que o município estude a possibilidade de concessão de bolsas de estudos e convênios com a instituição para os alunos de Lauro Müller.

O Ecomuseu Serra do Rio do Rastro foi um projeto realizado entre a Unibave e o município de Lauro Müller em 2013 com o objetivo de preservar o patrimônio cultural e ambiental da cidade. Os técnicos do Unibave contribuíram com os estudos de leis e regulamentos para a implantação do Ecomuseu. Após muitas horas de trabalho do Unibave, juntamente com o apoio da população lauromulense, o Ecomuseu foi inaugurado no dia 16 de maio de 2013.

A área de abrangência ambiental do Ecomuseu, transformada em bem de interesse público municipal, possui uma dimensão de 6.200 hectares, localizada ao longo das encostas da Serra Geral, fazendo divisas com Bom Jardim da Serra, Treviso e Orleans. O Ecomuseu tem por objetivo a valorização e preservação do patrimônio ambiental, cultural e suas diversas manifestações; estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo; universalidade do acesso e o desenvolvimento cultural e socioeconômico com a participação das comunidades.

O colaborador da Unibave, Idemar Ghizzo, falou sobre a proposta de parceria com o governo municipal de Lauro Müller. “A proposta da parceria é para assessoria na área museológica e para o desenvolvimento de ações para o Ecomuseu. Ainda não estão definidas quais serão as ações a serem tomadas”, comenta.

Unibave e Lauro Müller continuarão as conversas para tentar fechar uma parceria na área cultural.