Unibave certifica participantes dos cursos realizados com recursos do FIA de Orleans
08 de outubro de 2024 - Cetec Comunidade CursosO Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) certificou esta semana (07/10) os concluintes dos cursos “Jovem Programador” e “Aprender para Acolher e Proteger”. Ao todo, 48 pessoas concluíram as capacitações realizadas nos últimos meses, com encontros semanais, proporcionando aos participantes formação nas áreas de tecnologia e humanas, com recursos do Fundo da Criança e Adolescente (FIA) de Orleans.
A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Hilsa Pedoni, Karoline Dias Carvalho de Miras, que trabalha com crianças do 1º ao 5º ano, esteve na turma de 36 pessoas do curso “Aprender para Acolher e Proteger” e ressaltou que a experiência foi ótima. O que chamou sua atenção, num primeiro momento, foi justamente a temática. “Foi um aprendizado para todos nós. Isso deveria acontecer mais vezes, porque, querendo ou não, nos ensina a lidar com as crianças e com o nosso dia a dia”, comentou Karoline.
Ela avalia que, em seu trabalho, precisa de um olhar mais cuidadoso com as crianças, por isso, o curso foi de grande valia e impactará também sua vida pessoal. “Vou levar isso para sempre. Deveríamos ter sempre esses cursos, para cada vez mais lidarmos melhor com nossos alunos e com os professores”, relatou a coordenadora pedagógica.
Ao todo, foram 24 horas de carga horária com o objetivo de capacitar servidores e funcionários, que atuam como auxiliares de sala, educadores e cuidadores sociais, sobre medidas preventivas e reconhecimento de violações de direitos das crianças e adolescentes. O curso incluiu a compreensão sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e outras legislações pertinentes.
A diretora do Centro de Especialidade Rui Pfützenreuter, Ronilda Zavariz, também participou da mesma turma e afirmou que sempre trabalhou com crianças em situação de vulnerabilidade social. “Trocamos experiências, tivemos grandes aprendizados com bons profissionais, e houve momentos de emoção, que realmente mexeram com todos que estavam no curso. Foi muito bem aproveitado”, avaliou.
Jovem Programador
O outro curso concluído foi o “Jovem Programador”, que teve 12 adolescentes participantes, com 48 horas de carga horária, visando desenvolver técnicas e competências para preparar os jovens a atuar na área de tecnologia e programação.
Os cursos foram realizados com recursos oriundos do Fundo da Criança e Adolescente (FIA) de Orleans, sendo gratuitos para os participantes. A diretora do Centro de Educação Técnica do Unibave (Cetec), Jaqueline Fortunato, destacou que as entidades inscritas junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Orleans submeteram seus projetos, executando-os após a aprovação. “É muito importante a destinação desses recursos do Imposto de Renda para esses fundos. Isso possibilita a realização de projetos que visam à integração e formação de crianças e adolescentes e à formação continuada dos profissionais que atuam na área da educação e do social no município de Orleans”, afirmou Jaqueline.