Últimos dias de votação: Orleans concorre a premiação mundial com o case do Museu ao Ar Livre | Unibave
InicioInstitucionalNotícias › Últimos dias de votação: Orleans concorre a premiação mundial com o case do Museu ao Ar Livre

Notícias

Últimos dias de votação: Orleans concorre a premiação mundial com o case do Museu ao Ar Livre

19 de janeiro de 2023 -
A- A+

O Museu ao Livre Princesa Isabel (Malpi) é o case do município de Orleans, que está concorrendo ao prêmio “Green Destinations”, que celebra as iniciativas mais inspiradoras para o desenvolvimento do turismo sustentável. O espaço, que é mantido pelo Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), é tombado pelo estado de Santa Catarina e pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), como patrimônio cultural brasileiro que preserva e divulga história da imigração da região sul de Santa Catarina.

A votação popular acontece pela internet até a próxima segunda-feira, dia 23, por meio do link. Conforme o prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch, é fundamental o papel da população nesta etapa. “A votação é popular, sendo assim é papel extremamente importante a participação de todos os catarinenses”, afirma o prefeito.

O destino que angariar mais votos receberá a premiação em março na Alemanha durante o ITB Berlin, um dos principais eventos do setor de turismo do mundo.

O prefeito de Orleans, explica que a iniciativa de participação no prêmio veio por meio Câmara Técnica de Turismo e Cultura promovidos pelo Desenvolvimento Econômico Local de Orleans (DEL). “Vale lembrar, que foram reuniões e alinhamentos dentro desse grupo que são descobertas as diversas potências que a cidade possui, além de claro, abordagens de temas trazidos por voluntários e que com isso, mais uma vez uma história de sucesso vira case internacional”, afirma Jorge.

Como votar

A votação é rápida, leva menos de um minuto. Depois de acessar o link, você deve deixar seu e-mail de identificação, escolher “South América” ou América do Sul, e depois Orleans, Brazil.

“Estamos concorrendo, juntamente com os 100 destinos mundiais contemplados na premiação do Top 100 do Green Destinations de 2022. Essa etapa permite que a população, os turistas ou qualquer pessoa possa participar da votação”, explica a diretora do Museu ao Ar Livre, Valdirene Böger Dorigon, que pede as pessoas que participem da votação.

Sobre o Green Destinations

Criado na Holanda em 2014, o Green Destinations é uma organização global sem fins lucrativos que apoia destinos, seus negócios e suas comunidades a se desenvolverem de maneira mais responsável e sustentável. Hoje, o Green Destinations oferece diversos serviços e produtos para destinos ao redor do mundo sendo eles: o Programa de Certificação para destinos e empresas do ramo de turismo, a concurso 100 Melhores Histórias de Destinos Responsáveis e o programa de suporte e apoio que inclui mais de 40 ferramentas de avaliação e relatórios, incluindo cursos de treinamento.

Sobre o Museu

O Malpi é uma instituição de caráter tecnológico, histórico e documental que preserva, pesquisa e divulga o patrimônio cultural de diversas etnias, destacando um acervo proveniente da imigração em Orleans e região sul de Santa Catarina. A expressão “ao Ar Livre” corresponde à forma de apresentação do acervo num ambiente natural e ecológico, destacando o modo de vida dos colonizadores, do final do século XIX e meados do século XX.

Inaugurado em 1980, o Museu teve como principal idealizador o Pe. João Leonir Dall’Alba. É o primeiro do gênero na América Latina, instalado numa área de 20.000m². Suas construções mantêm de características tradicionais das pequenas indústrias coloniais utilizadas pelos imigrantes, com diversos equipamentos que possibilitaram ao colonizador a fabricação de objetos para suas necessidades. As construções abrangem as unidades: capela, engenho de farinha de mandioca, estrebaria, galpão de serviços domésticos, cozinha de chão batido, casa do colono, cantina, meios de transporte, engenho de cana-de-açúcar, serraria pica-pau, oficinas artesanais, marcenaria, atafona, balsa, ferraria, monjolo e Centro de Vivências.

Além destas unidades citadas, também encontramos instalado nas dependências do Museu, a Casa de Pedra, que abriga o Centro de Documentação Histórica Plínio Benício (CEDOHI), Unidade Imigração Conde D’Eu e Laboratório de Conservação e Restauração (Lacor).



Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/unibave/public_html/wp-includes/script-loader.php on line 2841