Voltar

Você está em: Página inicialInstitucionalNotícias › HVU inicia procedimento de transferência de embriões em equinos

Notícias

HVU inicia procedimento de transferência de embriões em equinos

19 de dezembro de 2017 - ,

No mês de novembro o Hospital Veterinário Unibave – HVU implantou mais um serviço que é a Transferência de Embriões em equinos. Depois do primeiro procedimento realizado, os médicos veterinários do hospital obtiveram, neste mês de dezembro, a primeira confirmação de gestação por exame ultrassonográfico

A Transferência de Embrião (TE) é uma técnica na qual se faz a coleta do embrião do útero de uma égua (doadora) e se transfere, instrumentalmente, para o útero de outra égua (receptora), onde o embrião se desenvolverá.

Esta ferramenta biotecnológica é aplicada quando se deseja obter mais de uma cria da mesma égua por ano.  Sendo utilizada em animais de alto valor zootécnico, éguas idosas ou com problemas reprodutivos.

Segundo o médico veterinário Guilherme Valente de Souza, responsável pela implantação desta ferramenta biotecnológica no HVU, a TE pode ser realizada do 6° ao 9° dia da ovulação, com a mesma inseminada, realizando a coleta do embrião por lavagem do útero da égua doadora e tendo seu conteúdo passado por um filtro onde é vertido em placa e posteriormente realizado o rasteamento (procura do embrião).

“Após achar o embrião, ele é manipulado em meio apropriado e, em seguida, é transferido para o útero de uma égua receptora (barriga de aluguel). Cerca de cinco dias após este procedimento é realizado o diagnóstico de gestação por meio do exame ultrassonográfico a fim de avaliar a eficácia do processo”, explicou o médico veterinário.

Esta foi a primeira transferência de embrião do HVU na qual já se obteve o resultado positivo com a primeira gestação confirmada, que terá duração de 11 meses. O processo contou com o apoio do médico veterinário do HVU, Gabriel Pereira Berti, e dos acadêmicos do trabalho voluntário.

A médica veterinária e diretora do HVU, Lívia Gonçalves da Silva Valente, reforça que além da implantação da Transferência de Embriões, o Hospital Veterinário Unibave oferece também inseminação artificial com sêmen à fresco, refrigerado e congelado.