>
InicioInstitucionalNotícias › Semana Acadêmica de Psicologia encerra com 2º InterCAPS e Roda de Conversa sobre Saúde Mental e Cuidado em Liberdade

Notícias

Semana Acadêmica de Psicologia encerra com 2º InterCAPS e Roda de Conversa sobre Saúde Mental e Cuidado em Liberdade

30 de agosto de 2024 -
A- A+

A Semana Acadêmica de Psicologia do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) encerrou-se na última quinta-feira (29/08) com duas atividades. Na parte da tarde, pacientes usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da Região Carbonífera participaram de um baile de máscaras, durante o 2º InterCAPS da Região Carbonífera, organizado pelos acadêmicos no Centro de Vivências.

Já na parte da noite, os acadêmicos participaram de uma Roda de Conversa com o tema “Saúde Mental e o Cuidado em Liberdade: por uma assistência e cuidados alinhados aos princípios constitucionais”. Participaram da atividade o promotor de justiça do Ministério Público de Santa Catarina, Douglas Roberto Martins, a psicóloga que atua no sistema penitenciário, Larissa Nunes de Souza Leite, e a advogada Valéria Rodineia Zanette.

InterCAPS

O objetivo do evento foi reunir os usuários, a equipe técnica, os acadêmicos e a comunidade em geral, a fim de valorizar essa importante política pública em saúde, que presta um serviço indispensável no atendimento a pessoas com transtornos mentais ou dependentes de álcool e outras drogas, público atendido pelos CAPS I da região.

“Foi uma tarde muito agradável, onde vimos muita alegria, descontração e diversão entre todos os participantes”, ressaltou a coordenadora do curso de Psicologia do Unibave, Vandreça Vigarani Durigon. A professora Adriana Zomer, também do curso, lembra que ações como essa contribuem para a integração dos usuários dos CAPS com outros contextos. “Ao mesmo tempo, é uma oportunidade para os estudantes e pessoas da comunidade terem uma percepção mais real desses sujeitos, minimizando preconceitos e ampliando oportunidades”, destacou Adriana.

O 2º InterCAPS contou com a participação de pacientes e da equipe técnica dos municípios de Siderópolis, Cocal do Sul, Lauro Müller e Orleans.

Roda de Conversa

O objetivo da atividade realizada à noite foi discutir, a partir da inter-relação entre as áreas da Saúde e do Sistema Judiciário, os caminhos possíveis para a saúde mental no contexto atual de Santa Catarina, considerando a proposta de fechamento dos Hospitais de Custódia.

A professora do curso de Psicologia do Unibave, Maria Eduarda Pacheco, que mediou o debate, fez uma breve contextualização da temática, situando os participantes no cenário da saúde mental em Santa Catarina, destacando os avanços e desafios enfrentados. Ao final, ela ressaltou a importância do evento e o nível do debate, considerando os profissionais altamente capacitados para a discussão do assunto. “Os acadêmicos da 10ª fase descreveram a atividade como a mais incrível que tiveram no curso. Foi realmente muito rico, e saímos renovados”, comentou.

Foram quatro dias de programação, que se iniciou na segunda-feira (26/08) e seguiu até quinta-feira, com palestras, roda de conversa, atividades culturais e ações junto à comunidade.

Programação

Na segunda-feira, houve uma palestra com a psicóloga Adriana Cogo, que abordou a temática das emergências e desastres e a atuação dos psicólogos nesse contexto, além das implicações psicossociais para sujeitos e instituições.

 

Na terça-feira, o tema central do evento foi a Psicologia frente aos processos de luto. A palestra inicial foi conduzida pela psicóloga e especialista Joice Antunes, egressa do curso de Psicologia do Unibave. Em seguida, foi compartilhada a experiência do Grupo de Acolhimento ao Luto (GAL), pela psicóloga Ana Paula Volpato e pelos acadêmicos Luigi Martineli, Polyanna Soares da Rocha e Nátali Souza Nunes. Essa iniciativa é um projeto de extensão, realizado pela Fundação Hospitalar Santa Otília em parceria com o Unibave e a empresa ZAF.

Na quarta-feira, as atividades foram conduzidas especialmente pelo Centro Acadêmico do Curso de Psicologia (CApsi) Adriana Zomer. As dinâmicas realizadas tiveram como objetivo a integração entre acadêmicos e docentes, a fim de valorizar todo o percurso de construção e consolidação do curso de Psicologia no Unibave e sua relevância para a região das Encostas da Serra Geral.

O evento contou com a fala da coordenadora do curso, Vandreça Durigon, que compartilhou um pouco de sua trajetória de formação como acadêmica egressa da primeira turma. Em seguida, a professora Adriana Zomer relatou como foi o processo de autorização e início do curso, em 2005, quando era coordenadora. O evento também contou com depoimentos de alguns egressos, que falaram sobre suas trajetórias de formação e a importância do curso para suas vidas.