https://unibave.net/wp-content/plugins/forminator/assets/forminator-ui/css/forminator-ui.min.css >
InicioInstitucionalNotícias › Semana Acadêmica de Pedagogia abre tratando da Educação para Jovens e Adultos

Notícias

Semana Acadêmica de Pedagogia abre tratando da Educação para Jovens e Adultos

23 de maio de 2023 -
A- A+

A 19ª Semana Acadêmica de Pedagogia e o 4º Fórum de Gestores da Educação Básica começaram, nesta segunda-feira (22/05), com o tema Educação e Emancipação na EJA (Educação de Jovens e Adultos), com o professor Diego Rodrigo Ferraz. A primeira noite ainda contou com relatos de experiência sobre a EJA dos acadêmicos Marinéia Muller Duarte, de Armazém; Carlos Steimback, de Braço do Norte; e Rosa Meeberg, de Lauro Müller.

Sobre a temática do evento, Diálogo e Interconexões, a coordenadora do curso de Pedagogia, Miryan Cruz Debiasi, explica que a escolha se deve por estar articulado à reflexão sobre Educação de Jovens e Adultos e Gestão Escolar Democrática no contexto da formação do pedagogo com vistas ao debate sobre a escola pública. “Houve a participação de falas sobre Paulo Freire e a educação humanizadora, participação de alunos e professores de Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública estadual e a participação de uma professora de escola pública federal”, detalha.

Ainda, segundo a coordenadora, o evento terá o diálogo com os egressos e o movimento estudantil do curso por meio da apresentação do Centro Acadêmico e da Atlética. “Todas essas temáticas permeiam, dialogam e se interconectam com a formação dos futuros pedagogos”, justifica.

O pró-reitor Acadêmico, Leonardo de Paula Martins, abriu o evento parabenizando os envolvidos e lembrando que o curso tem uma longa história, que reflete as mudanças de realidade nos municípios ao entorno. A coordenadora Miryan Cruz Debiasi lembrou que o curso completará 25 anos em 2024. O evento ainda abriu com a apresentação cultural da acadêmica do curso de Administração do Unibave, Juliana Baggio Pinto.

A programação inicia às 19h15, durante todas as noites, e seguirá até quarta-feira, dia 24.

Terça-feira (23/05) – Roda de conversa – ”Gestão Escolar em uma Escola Federal: O NDI da UFSC”, com a professora Me. Maria Raquel Barreto Pinto;

Quarta-feira (24/05) – Egressos em ação – “Profissão Professor na Percepção de Jovens do Ensino Médio em um Município do Sul de Santa Catarina”, com Camila de Faveri Veronezi;

Egressos em ação – Narrativas Infantis a partir de um Livro – Imagem: Um Encontro com o Livro “Onda” de Suzy Lee, com Estéfani Damásio De Brida;

Egressos em ação – Música como Instrumento de Inclusão nas Escolas, com Natalia Alexandre Antunes;

Movimento estudantil – Pedagogia do Unibave e suas representações – Atlética Unibave – Centro Acadêmico do curso de Pedagogia.