Roda de conversa debate alfabetização no curso de Pedagogia no Unibave
04 de outubro de 2024 - CursosOs acadêmicos da 4ª fase do curso de Pedagogia do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) participaram, na quinta-feira, dia 3, de uma roda de conversa com a presença de três professoras alfabetizadoras. O objetivo foi proporcionar aos acadêmicos o conhecimento de propostas de atividades diferenciadas dentro do ciclo alfabetizador, reconhecendo a importância da educação infantil para o processo de alfabetização e letramento.
A roda de conversa ocorreu na disciplina de Alfabetização e Letramento, lecionada pela professora Rosilane Damazio Cachoeira. Participaram as professoras do Colégio Unibave, Alessandra Muller e Jucielli Mattos Baggio; e a professora do Colégio Toneza Cascaes, Bruna Spíndola Pizoni Souza, que atualmente atua em função administrativa. Tanto Bruna quanto Jucielli são egressas do curso de Pedagogia do Unibave.
A professora Jucielli, que leciona para o Pré II, fase que antecede a entrada no 1º ano, apresentou uma proposta interdisciplinar com uma série de atividades em que a criatividade e o protagonismo das crianças estiveram muito presentes. “Foi perceptível o quanto as crianças e suas famílias estão inseridas no projeto, levando em consideração o interesse e a curiosidade da turma”, avaliou a professora Rosilane.
Já a professora Bruna, que já atuou com 1º e 2º anos, apresentou um projeto de leitura com o objetivo de estimular o desenvolvimento dessa habilidade. “São inúmeros os benefícios de quem lê, e por isso precisamos desenvolver práticas de incentivo”, comentou.
A professora Alessandra, que atualmente leciona para o 1º ano do Ensino Fundamental, enfatizou a necessidade da diversificação de atividades e metodologias, partindo sempre de um contexto global. Ela ainda disse que foi uma alegria compartilhar vivências e histórias com a turma de Pedagogia. “Quanto mais dividimos as experiências, mais nos enriquecemos como pessoas e profissionais”, afirmou.
Na avaliação da professora da disciplina, Rosilane Damazio Cachoeira, foi um momento enriquecedor para a formação dos acadêmicos. “Eles puderam conhecer propostas diferenciadas e vivenciar experiências de trocas de conhecimento”, afirmou, agradecendo a participação e a disponibilidade das professoras por compartilhar suas experiências e saberes.