Projeto “Viver é a melhor escolha” é desenvolvido com as turmas do Colégio Costa Carneiro | Unibave
InicioInstitucionalNotícias › Projeto “Viver é a melhor escolha” é desenvolvido com as turmas do Colégio Costa Carneiro

Notícias

Projeto "Viver é a melhor escolha" é desenvolvido com as turmas do Colégio Costa Carneiro

10 de novembro de 2022 -
A- A+

Durante o mês de outubro e novembro, o curso de Psicologia do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) realizou o projeto “Viver é a melhor escolha”, com as turmas do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Costa Carneiro. Foram organizados murais nas salas de aula para compartilhar momentos, ações, palavras, frases e outros elementos, que remetessem a memórias afetivas positivas.

A ideia da ação foi interagir com os alunos e leva-los a pensar sobre a importância da vida, possibilitando o cuidado com a saúde mental. A proposta contou com a participação dos professores responsáveis pelas turmas. Os alunos organizaram lindos painéis com auxílio de imagens, fotos, referentes a situações de interação com amigos, festas, atividades em sala de aula, passeios e outros momentos que consideravam importantes de compartilhar.

Foram realizadas rodas de conversa com os alunos para compartilhamento das experiências de organização dos murais, sentimentos e expectativas suscitadas, além de discussões e reflexões sobre os elementos essenciais para termos saúde mental. Foi realizada uma dinâmica com os alunos, de forma a ensiná-los sobre as emoções, o quanto é importante identificá-las e aprendermos a lidar com elas. Os alunos também tiraram suas dúvidas a respeito de aspectos da vida cotidiana e sobre o trabalho do psicólogo.

“É importante ações como essa no contexto escolar, já que a escola é uma instituição fundamental para a formação das crianças e adolescentes. Falar sobre o tema ainda é um tabu, mas que vem sendo quebrado na medida em que se reconhece a importância de falar a respeito, para então prevenir transtornos e promover a saúde mental”, analisa a coordenadora do curso de Psicologia, Vandreça Vigarani Durigon.

Durante a roda de conversa, ainda foi explicado aos alunos onde encontrar suporte e ajuda profissional, a exemplo das Unidades de Saúde do município, da Clínica de Psicologia do Unibave, além dos consultórios particulares.



Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/unibave/public_html/wp-includes/script-loader.php on line 2841