Projeto “Troca aí” movimenta comunidade acadêmica na 10ª Semana Unibave de Meio Ambiente e Sustentabilidade
11 de junho de 2025 - Comunidade
Na Semana Nacional do Meio Ambiente, o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) realizou uma iniciativa diferente, buscando estimular a economia circular e o consumo responsável. O projeto “Troca aí” contou com a participação de acadêmicos, professores e colaboradores, que passaram pela “Lojinha” e participaram do espaço de troca consciente de roupas, calçados, acessórios, livros e objetos de decoração, contribuindo para a redução de resíduos e para o prolongamento do ciclo de vida dos produtos.
O espaço, que integrou a programação da 10ª Semana Unibave de Meio Ambiente e Sustentabilidade, iniciou com 154 peças de vestuário feminino, 19 peças de vestuário masculino, 14 pares de sapatos, 6 cintos, 66 acessórios femininos e livros. A ação contou com a participação de ao menos 140 pessoas, conforme o número registrado no livro de visitas. Segundo a coordenadora dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica, Camila Machado de Oliveira, o número foi maior, já que muitos participantes não realizaram o registro formal.
As acadêmicas que passaram pelo espaço aproveitaram para fazer trocas de peças de roupa, como a estudante da 8ª fase do curso de Enfermagem, Thaís Prandi. “Foi muito legal. Fiz várias trocas de roupas que tinha em casa guardadas, trazendo roupas novas. Espero que continue”, comentou.
Já Larissa Schlickmann Brognara, da 1ª fase do curso de Enfermagem, destacou que a ação colabora com o consumo sustentável. Outra participante que aprovou a ideia da lojinha foi a estudante da 5ª fase do curso de Psicologia, Laiza Francisco Mendes, que disse ter adorado, pois tinha muitas roupas paradas em bom estado e, no “Troca Aí”, encontrou “roupas maravilhosas”, que com certeza irá usar. “Adorei isso, de coração”, agradeceu.
“A lojinha ‘Troca aí’ se consolidou como um espaço de reflexão e prática sustentável, incentivando novas formas de consumo e de cuidado com o meio ambiente”, destacou a professora Camila. Ela frisou que a proposta segue alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12 – Consumo e Produção Responsáveis, reforçando o papel do Unibave como agente de transformação na comunidade regional.








