Projeto “Orleans tem Cine” atendeu quase 300 pessoas
29 de agosto de 2024 - Museu ao Ar LivreAo todo, 297 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, foram atendidas em cinco sessões realizadas em três dias, pelo Cineclube “Orleans Tem Cine!”, da Fundação Educacional Barriga Verde (Febave), mantenedora do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) e executado pelo Museu ao Ar Livre Princesa Isabel. Foram exibidos dois filmes como contrapartida do projeto, contemplado pela Lei Paulo Gustavo, e as sessões ocorreram nos dias 19, 27 e 28.
Como todo filme pede, o público presente teve sala escura, tela grande, pipoca e refrigerante, para assistir ao curta-metragem “O Último Índio”. Participaram alunos do 2º ao 5° ano da Escola Santos Sprícigo, do 1º e 2º ano da Escola Ser, do 2º ao 5° ano do Colégio Unibave, além dos alunos do Centro Educacional Débora Laurentino. Os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) também tiveram sessões no dia 28, tanto no período matutino quanto no vespertino.
As outras sessões exibiram o filme “Azambuja – A Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina”, nos dias 19 e 27, para alunos do Colégio Unibave, acadêmicos de pedagogia, colaboradores e comunidade.
O que é a Lei Paulo Gustavo?
A Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022, popularmente conhecida como Lei Paulo Gustavo (LPG), presta homenagem ao artista de mesmo nome, que morreu vítima de Covid-19, e dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural, a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da Covid-19. O Governo Federal fez o repasse de R$ 3,872 bilhões para estados, Distrito Federal e municípios para aplicação em ações emergenciais.
No segundo semestre de 2023, a prefeitura de Orleans, por meio do Departamento de Cultura, abriu o Edital n° 02/2023 “Orleans Audiovisual: Dote de Uma Princesa” Lei Paulo Gustavo do município de Orleans/SC, e o Museu ao Ar Livre, por meio da Febave, foi contemplado.