Projeto de Extensão "Justiça pela Paz em Casa" impacta 3 mil pessoas na Região de Orleans
22 de julho de 2024 - ExtensãoCerca de 3 mil pessoas dos municípios de Orleans, Lauro Muller, Cocal do Sul e Braço do Norte foram impactadas pelo projeto de extensão “Justiça pela Paz em Casa”. Desenvolvido pelos acadêmicos bolsistas do curso de Direito do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), a intenção do projeto é contribuir para a construção de uma cultura de paz, incentivando e fortalecendo práticas cidadãs no ambiente escolar, nas famílias e nas comunidades.
Neste primeiro semestre, foram produzidos materiais audiovisuais para compartilhar nos grupos do aplicativo WhatsApp das escolas envolvidas. Conforme a coordenadora do projeto, professora Joélia Walter Sizenando Balthazar, o formato de aplicação do projeto é importante, pois pode ser encaminhado para outros grupos do aplicativo, atingindo um número maior de pessoas.
O projeto tem como referência o “Programa Justiça pela Paz em Casa”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os Tribunais de Justiça estaduais. O objetivo é ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), concentrando esforços para agilizar o andamento dos processos relacionados à violência de gênero.
Para o segundo semestre, o projeto terá continuidade com o desenvolvimento do Instagram “Extensão Direito Unibave”, dando ênfase ao tema da violência doméstica.
Os Estudos
Para desenvolver os materiais compartilhados no WhatsApp, foram realizados estudos de gênero e violência contra a mulher, capacitando os acadêmicos do curso de Direito, bolsistas da ação social. Por meio da aplicação do projeto, buscou-se sensibilizar os atores da educação para a causa da violência doméstica.