Projeto de extensão do Unibave confecciona mandalas com ervas medicinais | Unibave
InicioInstitucionalNotícias › Projeto de extensão do Unibave confecciona mandalas com ervas medicinais

Notícias

Projeto de extensão do Unibave confecciona mandalas com ervas medicinais

21 de novembro de 2022 -
A- A+

Um projeto de extensão desenvolvido por bolsistas do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), que fazem parte do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (PROESDE), está confeccionando mandalas medicinais em duas escolas nos municípios de Orleans e Gravatal.

Durante o mês de outubro, os acadêmicos realizaram o plantio de ervas medicinais e utilizaram garrafas pet na repartição dos canteiros. Para a coordenadora do projeto, a professora Mariana Goldim, que leciona nos cursos de Farmácia e Enfermagem, a atitude colabora com o reaproveitamento desse material de forma adequada e serve como proposta de educação ambiental nas escolas envolvidas no projeto. “Trata-se de um projeto de intervenção em que os acadêmicos desenvolvem atividades junto com a comunidade”, comenta a coordenadora.

Pesquisa

Desde o início do ano, os bolsistas vêm realizando pesquisas sobre plantas medicinais utilizadas pelos moradores da região. Sete foram escolhidas e plantadas na Escola de Ensino Fundamental Samuel Sandrini, em Orleans, e na Escola de Educação Básica Antônio Knabben, em Gravatal. Ainda será elaborado um e-book para divulgação destas informações para a comunidade em geral.

Segundo a coordenadora do projeto Mandala, o nome vem do formato dos canteiros, plantados em forma circular. “Conforme o conhecimento tradicional, as mandalas são formas circulares de cura e, assim, juntamos a forma de plantio com as propriedades medicinais das plantas. É uma oportunidade de os acadêmicos entrarem em contato com a terra e de aprofundarem o conhecimento sobre o uso de plantas como forma de tratamento”, destacou Mariana.

Na próxima etapa do projeto, programada para ser realizada durante este mês de novembro, os bolsistas realizarão palestras para os estudantes das duas escolas, falando do cultivo e da utilização das plantas com a finalidade medicinal.



Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/unibave/public_html/wp-includes/script-loader.php on line 2841