Programa de Orientação Profissional ajudou cerca de 450 adolescentes e jovens adultos em 2019 | Unibave
Voltar

Você está em: Página inicialInstitucionalNotícias › Programa de Orientação Profissional ajudou cerca de 450 adolescentes e jovens adultos em 2019

Notícias

Programa de Orientação Profissional ajudou cerca de 450 adolescentes e jovens adultos em 2019

28 de novembro de 2019 - , ,

Diante das dúvidas e dificuldades de escolher uma profissão em uma sociedade cada vez mais complexa, adolescentes e jovens adultos passam por momentos de angústia e ansiedade. A orientação profissional qualificada pelo olhar da Psicologia promove reflexões sobre o processo de escolha, autoconhecimento, conhecimento do mundo do trabalho e das formações profissionais.

O Programa de Orientação Profissional (POP) do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave oferece seu trabalho para instituições educacionais ou afins da região de Orleans, contando com a participação de estagiários a partir da 6° fase do curso de Psicologia. Ao mesmo tempo os estagiários, sob orientação dos docentes da instituição, enriquecem sua formação enquanto futuros psicólogos vivenciando a dinâmica dos grupos. Os estagiários atuam favorecendo o processo de escolha profissional dos orientandos, diminuindo a ansiedade, minimizando as dúvidas e promovendo a saúde mental num momento tão importante da vida.

Neste ano de 2019, o POP contou com 32 estagiários e atendeu cerca de 200 jovens entre os meses de setembro e novembro. Foram atendidas seis instituições da Educação Básica, da Educação de Jovens e Adultos e do Centro de Referência de Assistência Social, distribuídas nas cidades de Orleans, Braço do Norte, São Ludgero, Lauro Müller e Urussanga.

O Programa também compareceu a três eventos nas cidades de Orleans, Cocal do Sul e Lauro Müller, disponibilizando escuta e diálogo sobre a escolha profissional. Nestes momentos foram usados jogos e questionários facilitadores de Orientação Profissional, e estima-se que mais de 250 pessoas tenham participado das conversas de orientação.

Confira os dados do POP em 2019:

Cidades que receberam o POP: Orleans, Braço do Norte, São Ludgero, Lauro Müller, Urussanga e Cocal do Sul.

Instituições participantes: EEB Walter Holthausen, EEB Toneza Cascaes, EEB Barão do Rio Branco, EEB São Ludgero, EJA Orleans, CRAS Braço do Norte e EEB Maximiliano Gaidzinski.

Número de alunos orientados: 11 turmas atendidas, variando entre 13 e 28 alunos por grupo. Cerca de 200 orientandos atendidos.

Atendimentos em eventos: “Fomos convidados, através da Coordenadora Vandreça, para a 6° Jornada Tecnológica Científica da EEB Maximiliano Gaidzinski em Cocal do Sul, onde aplicamos 50 questionários de orientação. Participamos das OlimWalter da EEB Walter Holthausen em Lauro Müller em que, segundo relatório dos estagiários, foram realizadas mais 57 aplicações de questionários de orientação e foi feita a distribuição de brindes. O POP também atuou com seus 32 estagiários no TestDrive, evento promovido pelo Unibave, tendo atendido cerca de 250 visitantes durante o dia do evento”, conta a professora coordenadora Sara da Silva Böger.