Professores do Unibave participam de Encontro em Defesa da Reforma Psiquiátrica
26 de agosto de 2024 - CursosQuatro professores dos cursos de Psicologia e Enfermagem do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) estiveram no campus da Univali, em Itajaí, e participaram do “I Encontro em Defesa da Reforma Psiquiátrica em Santa Catarina: Desconstruindo velhos paradigmas para sustentar uma sociedade sem manicômios e fortalecer a RAPS”. O encontro ocorreu nos dias 23 e 24 de agosto, organizado pelo Colegiado de Apoiadores da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Santa Catarina, em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME).
O evento teve como objetivo proporcionar um espaço de diálogo com a sociedade e com diversas organizações envolvidas nas práticas cotidianas e dispositivos da RAPS, a fim de problematizar os caminhos da Luta Antimanicomial no estado de Santa Catarina. A programação contou com várias atividades e discussões, mediadas e conduzidas por estudiosos da temática em Saúde Mental, com intensa participação dos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial da região.
A conferência de abertura foi realizada pelo professor doutor Paulo Amarante, referência nos estudos sobre Saúde Mental e pioneiro nos trabalhos e discussões que levaram ao movimento da Luta Antimanicomial no Brasil.
Para a coordenadora do curso de Psicologia, Vandreça Vigarani Durigon, o encontro foi incrível. “As experiências compartilhadas só reforçaram a importância de seguirmos na luta pela reforma psiquiátrica, por um atendimento de fato humanizado para as pessoas portadoras de transtornos mentais”, comentou a professora. Segundo ela, é importante manter o cuidado em liberdade, alinhado aos princípios dos direitos humanos e da justiça social, considerando a diversidade e pluralidade humana.
“A luta não pode parar. O poder público, a comunidade, os dispositivos de saúde e assistência, as instituições formadoras, todos precisam caminhar juntos na defesa dos princípios da dignidade e garantia de direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais”, explicou.
Vandreça ainda reforçou que a participação em eventos dessa natureza é fundamental para profissionais que atuam no ensino da Psicologia e da Enfermagem. “Precisamos pensar em uma formação alinhada às necessidades e demandas da comunidade, demandas reais e atuais para a atuação profissional”, afirmou.
Participaram do evento:
- Coordenadora do curso de Psicologia, Vandreça Vigarani Durigon;
- Professora do curso de Psicologia do Unibave, Adriana Zomer de Moraes;
- Coordenador do curso de Enfermagem, Lucas Corrêa Preis;
- Professora do curso de Enfermagem do Unibave, Mislene Beza Gordo Sarzana.