Proesde segue em curso, mesmo com o isolamento social | Unibave
InicioInstitucionalNotícias › Proesde segue em curso, mesmo com o isolamento social

Notícias

Proesde segue em curso, mesmo com o isolamento social

23 de julho de 2020 -
A- A+

Desde o último dia nove de maio, acadêmicos do Centro Universitário Barriga Verde- Unibave-  bolsistas do Proesde participam das atividades desenvolvidas no ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA e de aulas remotas, desenvolvidas na plataforma Teams.

“No primeiro semestre, as aulas dos dois programas foram desenvolvidas com os dois grupos, pois precisávamos estudar a legislação que sustenta a implantação do Novo Ensino Médio em Santa Catarina”, destacou a coordenadora de Extensão do Unibave, Vanessa Isabel Cataneo. As aulas aconteceram aos sábados e foram ministradas pela professora, Luiza Bressan da Costa.

O programa Proesde é coordenado pelos professores Rovânio Bussolo (desenvolvimento) e Luiza Bressan da Costa (licenciatura). Participam do programa 30 bolsistas no Proesde Licenciatura e 10 no Proesde Desenvolvimento.

O programa está sendo desenvolvido de forma remota em função da pandemia do Covid 19, mas os bolsistas desenvolvem todas as atividades inerentes à proposta do programa, ressalta a coordenadora de extensão, Vanessa Isabel Cataneo. “A partir do mês de julho, os bolsistas já estão divididos em suas respectivas turmas para que possam estudar e desenvolver as atividades de cada programa”, completou Vanessa.

Entenda o Programa

O Proesde é um programa do estado de Santa Catarina que oferece bolsas de estudos para acadêmicos das universidades comunitárias. Há duas modalidades de Proesde: o Proesde Desenvolvimento que oferece bolsas a acadêmicos matriculados em todos os cursos de bacharelado e o Proesde Licenciatura que contempla os acadêmicos que cursam as áreas de formação de professores, as licenciaturas.

Por meio da plataforma Uniedu, todos os interessados fazem o cadastro e a partir das informações que disponibilizam passam a concorrer dos benefícios. Ao serem contemplados, os acadêmicos passam a frequentar um curso de Extensão, com carga horária de 200h, desenvolvem atividades e produzem materiais que são socializados na plataforma Uniedu.

Os programas do Proesde (desenvolvimento e licenciatura) preveem que os bolsistas elaborem atividades que propiciem o desenvolvimento da região. Este ano as atividades serão desenvolvidas na escola de Gravatal, EEM Antônio Knabben.