Primavera dos Museus é marcada por capacitação para os professores de Orleans no Malpi | Unibave
InicioInstitucionalNotícias › Primavera dos Museus é marcada por capacitação para os professores de Orleans no Malpi

Notícias

Primavera dos Museus é marcada por capacitação para os professores de Orleans no Malpi

24 de setembro de 2021 -
A- A+

PrimaveraO Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi) realizou a capacitação de professores da rede pública municipal de Ensino de Orleans na terça-feira, dia 21 de setembro, realizada no Centro de Vivências. O treinamento marcou a programação da Primavera dos Museus, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A ação é a contrapartida do Malpi, em virtude do Termo de Fomento firmado com a Prefeitura Municipal de Orleans, no valor de R$ 50 mil para custear as despesas de conservação de unidades do Museu. Serão feitas as reposições de madeiramento das calhas de distribuição de água e restauração de duas rodas d’água.

Os participantes assistiram a uma palestra sobre a imigração e colonização de Orleans, a criação e construção do Museu, além de uma visita guiada pelas unidades do espaço. Essa é a terceira turma, pois outras já realizaram o treinamento nos dias 30 de julho e 6 de setembro.

A diretora do Malpi, Valdirene Böger Dorigon, ressaltou a importância da parceria com a Secretaria de Educação do Município e com o Departamento de Cultura, para a realização das atividades. “O termo de fomento não só proporcionou a manutenção de algumas estruturas do Museu, mas também é muito relevante para o pleno funcionamento das rodas d’água e suas máquinas e equipamentos”, enfatizou Valdirene.

Ela ainda aponta para a oportunidade de apresentar os espaços e atividades que são desenvolvidos, o que será uma ferramenta comunicativa e educativa disponível às escolas. “O Museu não é só um lugar de passeio, é um lugar de aprendizagem”, declarou a diretora.

O prefeito Jorge Luiz Koch pontuou o compromisso do poder público em fortalecer e valorizar o patrimônio cultural de Orleans, repassando recurso para a manutenção do espaço. “É um espaço rico que possui um acervo relevante da história do município. Por isso é importante que os professores possam partilhar o conhecimento com os alunos”, destacou o prefeito. Ainda estiveram presentes, no momento de treinamento, a secretária de educação, Maira Regina Luiz e a diretora de cultura, Andréa Andrade Alves Debiasi.



Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/unibave/public_html/wp-includes/script-loader.php on line 2678