Voltar

Você está em: Página inicialInstitucionalNotícias › PACA firma parceria com produtores de pitaia de Orleans

Notícias

PACA firma parceria com produtores de pitaia de Orleans

12 de abril de 2018 -

O professor Guilherme Doneda Zanini, coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão Aplicadas às Ciências Agroveterinárias – PACA do Unibave, firmou nesta quarta-feira, 11, uma parceria com os produtores e fornecedores da Alberton Pitaias, que possuem cultivo da fruta na comunidade de Rio Belo, em Orleans.

A produtora Angela Alberton doou mudas para pesquisas, que serão realizadas por meio do PACA na fazenda experimental Unibave, com o intuito de fornecer mais informações de cunho técnico, a fim de facilitar o manejo desta espécie e proporcionar que novos produtores possam inserir esta cultura em suas propriedades rurais.

Conforme o professor Zanini, uma das razões que fazem os produtores aderirem a esta cultura são os altos preços pagos pela fruta, o que acaba incentivando a diversificação de atividades agrícolas em propriedade rurais.

Saiba mais:

Pitaia é o nome dado ao fruto de várias espécies de cactos epífitos dos gêneros Hylocereus e Selenicereus, nativas de regiões da América Central e México, também cultivadas em Israel, no Brasil e na China. A pitaia pertence a família Cactaceae. Também conhecida como “Fruta do Dragão”, por ser um fruto rústico e atrativo, ela possui algumas variações em sua aparência, podendo aparecer com a casca vermelha e polpa branca, casca e polpa vermelha e casca amarela com espinhos e polpa branca. O termo pitaia significa “fruta escamosa”.

As qualidades da pitaia são gigantescas para saúde e, por isso, se tornou uma nova moda nas dietas. Com sua cor forte e sabor adocicado, o alimento é uma fonte inesgotável de nutrientes para o organismo, ajudando a torná-lo mais saudável e nutrido.