PACA e Escola Barriga Verde desenvolvem ação em prol do meio ambiente | Unibave
Voltar

Você está em: Página inicialInstitucionalNotícias › PACA e Escola Barriga Verde desenvolvem ação em prol do meio ambiente

Notícias

PACA e Escola Barriga Verde desenvolvem ação em prol do meio ambiente

05 de agosto de 2019 - ,

A Escola Barriga Verde – EBV, em comemoração a Semana do Meio Ambiente, desenvolveu uma ação com os alunos dos Ensino Fundamental que abordou como temas a reciclagem e o reaproveitamento de resíduos orgânicos. A iniciativa contou com apoio do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ciências Agroveterinárias – PACA do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave, por meio do curso de Agronomia.

A ação teve duas etapas, sendo a primeira uma palestra ministrada pela professora Joélia Sizenando conscientizando os alunos sobre a importância da reciclagem e o reaproveitamento dos resíduos orgânicos.

Na segunda etapa, realizada no dia 31 de julho, os alunos visitaram a Fazenda Experimental do Unibave, onde observaram os tanques de composteiras que foram projetados pelos acadêmicos do curso de Agronomia e integrantes do PACA.

O professor Guilherme Doneda, que recebeu os alunos na fazenda, apresentou o sistema de composteira desenvolvido por meio de tanques de água, explicando todas as etapas e o seu processo de funcionamento. “Nestes tanques são processados todos os resíduos orgânicos gerados na fazenda experimental, bem como todos os resíduos orgânicos provenientes da Escola Barriga Verde”, explicou o professor.

Os alunos tiveram acesso ao adubo gerado, e colocaram a mão na massa plantando mudas de hortaliças com o adubo coletado da composteira. Guilherme também explanou sobre as técnicas de colheita, explicando as principais diferenças entre as espécies de hortaliças e alertando sobre a importância do consumo de alimentos sem o uso de agrotóxicos.

“A experiência foi muito interessante. Percebi o quanto os alunos aprenderam sobre a importância da reciclagem para a transformação de produtos e a importância do consumo de alimentos saudáveis. Nossa Fazenda Experimental está aberta para toda comunidade. Nossas pesquisas são pensadas para alavancar a economia local e auxiliar no ensino e aprendizagem das escolas”, destacou o professor.