Orleans recebe Certificado de Destino Turístico Sustentável | Unibave >
InicioInstitucionalNotícias › Orleans recebe Certificado de Destino Turístico Sustentável

Notícias

Orleans recebe Certificado de Destino Turístico Sustentável

07 de março de 2023 -
A- A+

O município de Orleans recebeu nesta terça-feira (07/03) a certificação Green Destinations categoria Bronze, com o case do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi). O prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch, esteve em Berlim, na Alemanha, recebendo a premiação durante a maior feira de turismo sustentável – ITB Berlin 2023.

A certificação faz parte do Padrão de Destinos Verdes, um conjunto de critérios reconhecido internacionalmente pela Global Sustainable Tourism Council (GSTC), certificando a cidade como um Destino Turístico Sustentável. O município foi classificado entre os destinos turísticos mundiais com boas práticas, sendo assim, reconhecido no Top 100 2022.

Com validade de até dois anos, a certificação visa tornar o desenvolvimento sustentável ainda em algo mais concreto, objetivo e demonstrável, abrangendo os temas Gestão de Destino, Natureza e Paisagem, Meio Ambiente e Clima, Cultura e Tradição, Bem-Estar Social, Negócios e Hospitalidade.

Para que isso se tornasse realidade, a equipe técnica de Orleans teve que apresentar as boas práticas e atender a 100 critérios, sendo submetidos à auditoria internacional. Todo esse movimento integra a parceria da Prefeitura junto às entidades locais e voluntários com o Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL – Orleans) implantado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), desde 2019 na cidade. De lá para cá, além do certificado, a cidade já ganhou, em 2021, o prêmio no Concurso do Top 100 Destinos Sustentáveis, sendo finalista, também, na categoria do júri técnico com o case de boas práticas do Movimento Orleans Viva-MOV.