Voltar

Você está em: Página inicialInstitucionalNotícias › Oficina cerâmica é realizada com acadêmicas de Pedagogia

Notícias

Oficina cerâmica é realizada com acadêmicas de Pedagogia

06 de abril de 2018 - ,

Com o intuito de promover a valorização e a difusão da cultura indígena, iniciou nesta última quinta-feira, 05, no Centro Universitário Barriga Verde – Unibave o curso “Aprendendo e Ensinando Técnicas de Cerâmica Indígena” destinado aos acadêmicos do curso de Pedagogia.

O projeto contribui para o desempenho profissional dos futuros pedagogos e para as crianças do ensino fundamental I e II, além de colaborar para a difusão da cultura indígena por meio de uma experiência lúdica, na qual a criança aprenderá pelo fazer.

Segundo a arte educadora do Unibave, Juliana Natal, a proposta do projeto surgiu pensando na importância de difundir a cultura indígena para o ensino de educação básica nos níveis fundamentais I e II.

“O pensamento organizador desta atividade está pautado em tornar evidente a importância da difusão da cultura indígena por meio da confecção de objetos cerâmicos desenvolvidos com a técnica de acordelado. Assim, o professor tem papel de orientar e vincular a cultura à educação do sujeito”, frisou Juliana.

Para Juliana é válido ressaltar a importância de uma proposta pautada na criatividade e no lúdico para o curso de Pedagogia. “Esta proposta poderá contribuir ao acadêmico e futuro pedagogo possibilidades de recursos e técnicas para enriquecer a prática pedagógica”, explicou.

O projeto faz parte da programação da Semana da Cultura Indígena do Unibave e é articulado pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação – NEPE, Núcleo de Estudos Afro Indígenas – NAI e Núcleo de Arte Educação – NAED do Unibave.

As outras etapas da capacitação para as acadêmicas de Pedagogias serão realizadas na próxima semana, entre os dias 16 e 20 de abril, será realizada a aplicação da técnica nas escolas.