Núcleo de Inovação Pedagógica – NIP retoma as atividades | Unibave
Voltar

Você está em: Página inicialInstitucionalNotícias › Núcleo de Inovação Pedagógica – NIP retoma as atividades

Notícias

Núcleo de Inovação Pedagógica - NIP retoma as atividades

06 de março de 2019 - ,

O Unibave, por meio do NIP, vem desenvolvendo um trabalho de capacitação e formação de professores para alguns municípios da região. O núcleo tem desenvolvido um trabalho, dentro da metodologia das “Escolas Criativas”, repensando metodologias de ensino, criando alternativas flexíveis e oportunizando uma visão de ensino que têm o aluno como ser integrante do ecossistema, complexo e diverso.

Na última sexta-feira, 01, deram-se início às atividades em São Ludgero, município parceiro deste projeto desde 2017. Neste encontro, no Centro Multiuso, estiveram presentes cerca de 50 professores da Educação Infantil Municipal. A formação concentrou-se na BNCC – Base Nacional Comum Curricular, a qual trata-se de um documento, de caráter normativo, que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, e ainda, no decorrer do dia de estudos e atividades foi discutido e dado início ao desenvolvimento do projeto anual.

Ainda, durante todo o dia os professores, gestores e demais funcionários do Ensino Fundamental do município de São Ludgero contaram com a formação realizada pela professora Marlene Zwierewicz.

Este ano as crianças desenvolverão em seus CEIs atividades voltadas ao tema “O olhar mágico que explora o mundo das culturas”.

Para a professora Marcia Bianco, coordenadora do núcleo, esta formação oportunizada aos municípios parceiros possibilita aos professores não apenas conhecer o documento, BNCC, mas pensar criticamente sobre o trabalho que se faz e onde se almeja chegar. “Não se pode pensar em educação de modo simplista, mas processual, pois a complexidade faz parte do crescimento integral de todos”, frisou Marcia.