NAC promove roda de conversa sobre novas práticas de Inclusão | Unibave
InicioInstitucionalNotícias › NAC promove roda de conversa sobre novas práticas de Inclusão

Notícias

NAC promove roda de conversa sobre novas práticas de Inclusão

21 de julho de 2021 -
A- A+

NACO Núcleo de Apoio à Acessibilidade (NAC) do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) promoveu na última semana a Roda de Conversa “Inclusão escolar: novos processos da pessoa com deficiência”. A atividade foi realizada de forma virtual, e contou com a participação dos acadêmicos que estão realizando o estágio de Psicologia da Pessoa com Deficiência.

O evento foi transmitido pelo canal do YouTube da Instituição e teve interpretação em Libras por Andriele Geremias e Fellipe D’Oliveira e áudio descrição para garantir acessibilidade a todos.

Foram abordadas pelas convidadas, relatos de novas formas de inclusão e acessibilidade do ponto de vista das profissionais que implementaram ou aperfeiçoaram serviços educacionais de acessibilidade na APAE (nos municípios de Braço do Norte e Rio Fortuna) e no NAC. Também foi relatado o ponto de vista das estudantes com deficiência que viveram essas práticas em diferentes instituições.

Para a coordenadora do NAC, Sara Böeger, as participantes contribuíram bastante. “Eles trouxeram as suas experiências pessoais dentro da temática. Foi o caso dos profissionais e dos estudantes como a Tamara, que tem deficiência visual e a Maria Cristina, que tem deficiência física”, disse a coordenadora. Recursos de acessibilidade e políticas de inclusão também foram debatidos, além da avaliação da importância da experiência para os estagiários, já que foi a primeira vez que eles mediaram um evento. “Mas estamos muito felizes que tudo aconteceu dentro do planejado. E para o NAC deu ar de retomada das atividades”, analisou.

As mediações da roda de conversa foram realizadas pelos estagiários Gustavo Carvalho Fretta, Mayara Laipelt Radovinski, Sainara da Silva Wernke e Gislene dos Santos. O evento contou com a participação da professora e psicóloga Fernanda Zanette de Oliveira, da psicóloga da APAE de Rio Fortuna, Cármen Lúcia Ramos César, da egressa do curso de direito do Unibave, Tamara Padilha e da estudante de psicologia da Unisul, Maria Cristina Zanellato da Silva.

NAC

O Nac é um setor dentro do Unibave que acompanha as atividades que movimentam os temas de inclusão. O setor da viabilidade a ações e estratégia de acessibilidade para cada setor da Instituição. São atendidas pessoas com deficiências (PCD), pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades. No momento cerca de 10 acadêmicos e ainda 10 técnicos administrativos com deficiência, são atendidos pelo Núcleo. O setor é responsável por fazer reuniões, adaptações de grade e avaliações, fazendo o acompanhamento periódico de professores e coordenadores dos cursos do Unibave.

Fazem parte do setor a coordenadora e psicóloga Sara Böeger, e os Interprete de libras Andriele Geremias e Fellipe de Oliveira. O setor ainda presta cursos de capacitação aos municípios sobre assuntos relacionados ao tema da inclusão. A coordenadora lembra que os atendidos pelo setor têm garantia de sigilo, sendo que o serviço é um direito garantido de inclusão.