Museu: Casa de Pedra do Museu ao Ar Livre, de Orleans, passa por obras de drenagem  | Unibave >
InicioInstitucionalNotícias › Museu: Casa de Pedra do Museu ao Ar Livre, de Orleans, passa por obras de drenagem 

Notícias

Museu: Casa de Pedra do Museu ao Ar Livre, de Orleans, passa por obras de drenagem 

25 de fevereiro de 2021 -
A- A+

Um sistema de drenagem está sendo executado na Casa de Pedra, edificação anexa ao Museu ao ar Livre Princesa Isabel, em Orleans. O objetivo é dar escoamento e eliminar a água, que fica represada embaixo da Casa. O acumulo danificando o assoalho de madeira do espaço.

Segundo os técnicos que trabalham no local, em dias chuvosos o volume de água aumenta, provocando mais unidade, danificando os barrotes, causando mofo e manchas nas paredes. Neste momento, profissionais estão removendo o assoalho e os barrotes do primeiro piso, para instalação dos tubos de drenagem perfurados, conhecidos também como drenagem francesa.

A água do local será encaminhada para rede de drenagem pluvial que existe no entorno do prédio. Além disso, alguns barrotes serão substituídos por peças tratadas contra cupins e impermeabilizante. O mesmo tratamento será realizado no assoalho, antes de ser lixado.

A museóloga Valdirene Böger Dorigon, explica que a realização da obra só foi possível, graças ao Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura, na categoria Patrimônio e Paisagem Cultural, com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura. O valor do prêmio é de R$ 30 mil, que a Fundação Educacional Barriga Verde (FEBAVE), mantenedora do Museu, recebeu em 2020. Segundo ela, o projeto visa conservar o patrimônio arquitetônico. “Estamos estabilizando o agente de degradação, que por consequência vai preservar o acervo museológico, arquivístico e bibliográfico, salvaguardado no local”, comentou Valdirene.

Na Casa estão documentos, objetos, mobílias, vestuários, livros raros, fotografias, artesanatos e outros bens pertencentes aos indígenas e aos colonizadores da região. Parte do acervo é tombado em nível federal e estadual.