Jornada das Escolas Criativas discute o protagonismo dos estudantes | Unibave >
InicioInstitucionalNotícias › Jornada das Escolas Criativas discute o protagonismo dos estudantes

Notícias

Jornada das Escolas Criativas discute o protagonismo dos estudantes

23 de novembro de 2018 -
A- A+

No último dia 21, foi realizado no Centro de Vivências do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave, a sexta edição da Jornada Internacional das Escolas Criativas, o evento teve, neste ano, a temática ‘Da criatividade docente ao protagonismo dos estudantes’ e reuniu cerca de 300 pessoas.

Organizado pelo Unibave, por meio do Núcleo de Inovação Pedagógica – NIP, com apoio dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia e Educação Física, sob a coordenação da professora Marlene Zwierewicz.

O evento contou com a parceria das Secretarias de Educação de Massaranduba, Paulo Lopes, Santa Rosa de Lima e São Ludgero, bem como da Escola Barriga Verde, do Instituto Crescer de Itajaí, do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC – Campus São José, do Programa de Mestrado em Educação Básica da UNIARP e do Programa de em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da FURB, e das escolas estaduais Barão do Rio Branco de Urussanga e Annes Gualberto de Braço do Norte.

Com o objetivo de promover espaços para a interação entre profissionais de instituições da Educação Básica e do Ensino Superior, estudantes de Cursos de Licenciatura e Programas de Mestrado, visando a valorização de experiências pedagógicas inovadoras, desenvolvidas no contexto brasileiro e internacional o evento contou com a participação de profissionais ligados a educação, sendo esses de diversos municípios.

“Como as abelhas, as Escolas Criativas têm várias colmeias que funcionam sistematicamente para produzir resultados efetivos. Ao trabalharem colaborativamente, esses núcleos têm feito a diferença em Santa Catarina, destacando-se pela sua capacidade de transformar o ensino linear e descontextualizado em propostas transdisciplinares e ecoformadoras. Estes núcleos atuam no Sul, Leste, Norte e Oeste de Santa Catarina, comprovando a capilaridade da proposta das Escolas Criativas no nosso estado”, destacou a coordenadora da atividade, professora Marlene Zwierewicz.

Marlene ainda salientou que que este foi um dia especial, “dia que voltamos a reunir neste ambiente profissionais comprometidos com uma educação transformadora. Uma educação que tem como ponto de partida a vida e com contribuições que melhorem a realidade individual, social e ambiental”.

O idealizador da proposta das Escolas Criativas, o professor espanhol, doutor em filosofia e letras, pela Universidade de Barcelona, Saturnino de la Torre, volta ao solo brasileiro para reconhecer os frutos e flores que germinaram das sementes aqui cultivadas.

Para Marcia Bianco, coordenadora do Núcleo de Inovação Educacional do Unibave esse evento atingiu grandes proporções pelo imenso número de apresentações e relatos de experiências. “Houve uma enorme troca de conhecimentos e de possibilidades de ensinar e de aprender de forma criativa e prazerosa. Por meio dessa grande mobilização fomos todos polinizados pelas demonstrações de dedicação e empenho a nossa honrosa profissão, professor”, completou.