>
InicioInstitucionalNotícias › IV Semana Acadêmica do curso de Engenharia Civil encerra com a III Competição de Pontes de Espaguete

Notícias

IV Semana Acadêmica do curso de Engenharia Civil encerra com a III Competição de Pontes de Espaguete

13 de outubro de 2017 -
A- A+

A quarta edição da Semana Acadêmica do curso de Engenharia Civil, que teve como tema INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL, encerrou na última quarta feira com a III Competição de Pontes de Espaguete.

Para este ano, a comissão organizadora do evento fez uma alteração no Regulamento e sugeriu uma banca avaliadora, composta preferencialmente por egressos e profissionais da região. Além disso, teve premiação em dinheiro para a equipe que confeccionasse a ponte com maior resistência na prova de carga e para a equipe que desenvolvesse o melhor vídeo referente à produção da sua ponte.

Na oportunidade, fizeram parte da banca avaliadora a Engenheira Civil Aline Mendes Baggio, o egresso e também Engenheiro Civil Júnior Serafim Corrêa e a coordenadora do curso Camila Lopes Eckert. Além dos membros citados, houve a importante participação da comunidade externa, comunidade acadêmica em geral e técnicos administrativos da instituição.

E teve equipe bicampeã e novo recorde de resistência neste ano! A equipe vencedora foi a equipe Millenium, cuja ponte resistiu 360 kgf distribuídos em 800 g. A referida equipe já havia vencido a competição na edição anterior (2016), tendo sua ponte resistido a 330 kgf.

Para o egresso do curso, Júnior S. Corrêa, é de grande satisfação a participação em eventos como este, que proporcionam aos acadêmicos do curso a oportunidade de aplicar na prática os conceitos básicos do dimensionamento de uma estrutura e terem a experiência de enfrentar alguns desafios aos quais vão estar submetidos no mercado de trabalho, como a tomada de decisões e a competitividade. Além disso, fortalece a integração do curso com a comunidade, possibilitando a confraternização com colegas acadêmicos.

De acordo com a coordenadora do curso, o dia-dia de um engenheiro no mercado de trabalho é formado por desafios técnicos, criatividade para inovações, trabalho em grupo e algumas vezes competitividade. Diante deste fato torna-se importante a experiência dos acadêmicos com situações similares a realidade do mercado para que possam estar cada vez mais preparados para enfrentar tais desafios.