Voltar

Você está em: Página inicialInstitucionalNotícias › Italianos realizam pesquisa no Centro de Documentação Histórica Plínio Benício

Notícias

Italianos realizam pesquisa no Centro de Documentação Histórica Plínio Benício

27 de julho de 2018 -

Dois pesquisadores italianos estão na região sul de Santa Catarina pesquisando sobre o patrimônio linguístico, histórico e cultural dos imigrantes italianos. Na última quinta-feira, 26, a fim de complementar o estudo, a escritora e professora Giorgia Miazzo Cavinato e o arquiteto Gianluca Parise realizaram uma visita no Museu ao Ar Livre Princesa Isabel.

No Centro de Documentação Histórica Plínio Benício – Cedohi, localizado na Casa de Pedra do museu, eles conheceram os documentos da Empresa Colonizadora Grão-Pará, responsável pela imigração e colonização do dote de casamento da Princesa Isabel, final século XIX, no qual hoje fazem parte os municípios de Orleans, Grão Pará, Lauro Müller, São Ludgero, Braço do Norte, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, Armazém e São Martinho.

Já nas demais unidades do Museu ao Ar Livre os pesquisadores italianos puderam conhecer o modo de vida e de trabalho dos colonizadores europeus por meio de uma visita guiada realizada pelo museólogo Idemar Ghizzo e pela diretora do museu, Valdirene Böger Dorigon.

Além da pesquisa sobre a imigração da etnia italiana na América do Sul, Giorgia e Gianluca estão na região sul de Santa Catarina apresentando o projeto “Cantando in Italian” e falando sobre a importância da manutenção do dialeto, a língua falada pelo imigrante.

Além dos profissionais do Museu ao Ar Livre, os pesquisadores também foram recepcionados na instituição pelo pró-reitor administrativo do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave, Dimas Ailton Rocha.