Instituições comunitárias de Santa Catarina lançam Plataforma de Inovação | Unibave >
InicioInstitucionalNotícias › Instituições comunitárias de Santa Catarina lançam Plataforma de Inovação

Notícias

Instituições comunitárias de Santa Catarina lançam Plataforma de Inovação

08 de março de 2021 -
A- A+

As Instituições Comunitárias de Santa Catarina lançaram nesta segunda-feira (08/03), pela manhã, uma plataforma com objetivo de integrar das instituições comunitárias e ainda os setores público e privado, para compartilhar projetos de pesquisa e inovação. O evento de lançamento da Plataforma de Inovação das Instituições Comunitária – PIIC, foi realizado de forma virtual por conta da pandemia. O evento de lançamento será realizado em todas as instituições parceiras e teve início na apresentação para o Centro Universitário Barriga Verde – Unibave, professores, pesquisadores, equipe diretiva e membros da sociedade civil organizada.

A proposta do projeto é organizar, implantar e caracterizar a PIIC como um ambiente dedicado para a integração, apoio, prospecção e potencialização de ações e competências entre as IES do sistema das Associação Catarinense das Fundações Educacionais – Acafe. A proposta deve envolver o setor empresarial e o setor público de Santa Catarina.

Apresentação

Na apresentação da plataforma, o professor Adilson Oliveira apresentou um diagnóstico do cenário. “Instituições de ensino superior são reconhecidas como patrimônio regional, mas precisam resgatar, junto com os setores públicos e privados, os princípios fundamentais e colaborar com os novos desafios mercadológicos e sociais que estão por vir”, comentou, o professor, dizendo que é preciso planejar o futuro.

Depois disso o professor Márcio Fiori apresentou a plataforma digital e a ideia de promover projetos transversais. “A Acafe é a própria plataforma em excelência. Ela precisa ajudar a organizar esse movimento em programas transversais”, disse durante a apresentação. Ele garantiu, que o software que fará a gestão das informações já está pronto. Ele deve estar hospedado e pronto para o acesso em 15 a 20 dias. Para fazer o programa funcionar a plataforma, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – Fapesc, deve disponibilizar 16 bolsistas, que atuaram no dia a dia das instituições para integrar as informações no sistema.

Além disso, outra intenção com a PIIC é o compartilhamento de programas de mestrado e doutorado entre as instituições parceiras, vocacionando conhecimentos. O projeto que está sendo desenvolvido em conjunto entre a Acafe e a Fapesc e tem apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil, é considerado piloto. Segundo a apresentação, neste momento ele está na fase zero. Mas já está com a fase 1 adiantada.

O reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza, destacou em sua fala durante o evento que a educação e a inovação precisam caminhar juntas e que a plataforma integra as Instituições de Ensino Superior. “Contem com o Unibave para um futuro cheio de novidades”, declarou o reitor, aos presentes no evento.