Inscrições para o Enem 2020 terminam nesta sexta-feira (22) | Unibave
InicioInstitucionalNotícias › Inscrições para o Enem 2020 terminam nesta sexta-feira (22)

Notícias

Inscrições para o Enem 2020 terminam nesta sexta-feira (22)

21 de maio de 2020 -

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 terminam nesta sexta-feira (22). Os interessados em fazer a prova devem se inscrever por meio da página do Enem na internet até as 23h59 desta sexta-feira (22). Mesmo com o anúncio do adiamento do Enem, as inscrições para a prova não serão prorrogadas.

Os participantes devem fazer a inscrição com calma e verificar cuidadosamente as informações declaradas, porque algumas delas não poderão ser modificadas depois da inscrição concluída. O participante que já concluiu a inscrição tem a oportunidade de fazer modificações em alguns itens do sistema do Enem somente antes do prazo final de inscrições.

As datas para as provas estavam previstas para os dias 1 e 8 de novembro na modalidade impressa e 11 e 18 de novembro na modalidade digital. Porém, as datas foram adiadas após decisão do Ministério da Educação (MEC). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai fazer uma consulta aos inscritos para definir novas datas para o exame. Eles serão convidados a responder uma enquete na Página do Participante para que possam manifestar sua opinião em relação ao melhor momento para realizar as provas.

O Enem dá a possibilidade de ingresso às universidades públicas e privadas por meio de programas de concessão de bolsas de estudo. A analista de Marketing e responsável pelo Relacionamento ao Cliente do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave, Samira Custódio, detalha as oportunidades de acesso à graduação por meio do Enem.

“Temos o Sisu, que é uma forma de ganhar bolsas em universidades públicas. Através do Enem, o aluno também pode concorrer ao ProUni, que é um programa do Ministério da Educação que concede bolsas de estudo integrais e parciais nas instituições privadas e comunitárias de Ensino Superior, como é o caso do Unibave. Também temos o Fies, que é um financiamento estudantil onde o aluno vai conseguir financiar a mensalidade. Para participar de todos esses programas é preciso ter feito o Enem”, explica Samira.

Além de contribuir para o acesso à universidade, Samira ainda destaca outros benefícios que o Exame Nacional traz. “Fazer o Enem é muito importante, porque ajuda no desenvolvimento pessoal, então o aluno vai poder se auto avaliar. Há também as questões da melhoria na educação, porque o Exame pode servir como um indicador para ter um aperfeiçoamento do ensino”, ressalta a analista de marketing.

As notas do Enem 2020 valerão para ingressar nas universidades no 1° e 2° semestre de 2021.

Informação

As informações a respeito do Enem 2020 podem ser acompanhadas no portal do Inep e do Ministério da Educação, assim como nas redes sociais oficiais dos dois órgãos do Governo Federal. Dúvidas relativas ao processo de inscrição podem ser sanadas pelo Fale Conosco, do Inep, por meio do autoatendimento online ou do 0800 616161 (somente chamadas de telefone fixo).