>
InicioInstitucionalNotícias › Inclusão e acessibilidade marcam a 18ª Primavera de Museus em Orleans

Notícias

Inclusão e acessibilidade marcam a 18ª Primavera de Museus em Orleans

30 de setembro de 2024 -
A- A+

Seguindo o tema da 18ª Primavera de Museus e em parceria com o curso de Pedagogia do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel realizou uma tarde recreativa no sábado, dia 29, com crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Orleans.

As acadêmicas da 2ª fase de Pedagogia, que cursam a disciplina Projeto de Extensão Interdisciplinar II, ministrada pela professora Rosani Hobald Duarte, foram as responsáveis pela ação. Foram realizadas brincadeiras antigas, contação de histórias, oficina das emoções e sensações, oficina com tintas naturais, oficina de construção de comedouro de pássaros, oficina de argila com elementos da natureza, além de um piquenique, encerrando com a brincadeira escorrega na lona.

A atividade seguiu a temática da 18ª edição do evento nacional, “Museus, acessibilidade e inclusão”, atendendo crianças com idades entre 6 e 10 anos. “Foi uma tarde cheia de atividades ao ar livre”, definiu a professora Rosani. Conforme ela, a inclusão e a acessibilidade são temas atuais na educação e na sociedade, sendo debatidos em sala de aula no curso de Pedagogia. Além disso, o Museu ao Ar Livre é um dos laboratórios de ensino previstos no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Pedagogia.

“A ideia desse Projeto de Extensão é oferecer um dia diferente, com brincadeiras e recreação para crianças que quase não têm acesso ao Museu”, explicou a professora. Segundo ela, o objetivo foi contribuir para a inclusão de crianças em atividades culturais, recreativas e de lazer, incentivando a conscientização sobre a preservação e conservação do patrimônio cultural e natural representado pelo Museu ao Ar Livre.

Primavera de Museus

A Primavera de Museus é uma programação nacional de atividades especiais que acontece todos os anos em museus cadastrados no Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). A programação da 18ª edição foi realizada de 23 a 29 de setembro, com o tema “Museus, acessibilidade e inclusão”, buscando lançar luz sobre o papel dos museus na promoção do acesso a todos os seus públicos, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas.