II desafio de Metalmecânica é realizado com a ICON | Unibave
InicioInstitucionalNotícias › II desafio de Metalmecânica é realizado com a ICON

Notícias

II desafio de Metalmecânica é realizado com a ICON

26 de junho de 2020 -

Seguindo os protocolos para distanciamento social, consequente suspensão das aulas presenciais e adotando as medidas sanitárias para a utilização dos laboratórios, nas disciplinas com aulas práticas previstas, os acadêmicos da disciplina de Processo de Produção Metalmecânica seguem realizando o desafio ICON-Unibave, que nasceu com o objetivo de trazer aos acadêmicos uma visão prática dos aços utilizados na empresa ICON.

Nem mesmo a pandemia, conseguiu cancelar o desafio universitário dentro do projeto integrador do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave. Os encontros estão acontecendo em ambiente virtual e no laboratório de Ensaios de Materiais.

O desafio proposto pela ICON, consiste em descobrir os tipos de aços fornecidos, tendo como informação a medida de dureza do aço de recebimento e a dureza após tratamento térmico (têmpera e revenido). Estas informações foram enviadas pela empresa.

“Dentro do laboratório de Ensaios de Materiais do Unibave, os acadêmicos estão preparando as amostras e avaliando a metalografia dos aços recebidos”, destacou a coordenadora do curso, Solange Vandresen.

A apresentação dos resultados será realizada no mês de julho em ambiente virtual, sob a orientação do professor Daniel Magagnin e com a participação da equipe técnica da empresa ICON.

Para poder realizar as atividades práticas os acadêmicos foram divididos em pequenos grupos, para assegurar as medidas de prevenção para evitar a transmissão do coronavírus. “É muito mais trabalhoso, mas garante a manutenção de atividades importantes para um ensino com qualidade”, completou o professor Magagnin.

A empresa parceira

A ICON – Industrial Conventos é uma empresa do ramo metalmecânico com 44 anos de existência, localizada em Criciúma, possuí 600 colaboradores e 5 parques fabris, atuando em moldes e estampos, máquinas e equipamentos para implementos rodoviários.