Voltar

Você está em: Página inicialInstitucionalNotícias › Hemosc disponibiliza carro para levar doadores do Unibave até Criciúma

Notícias

Hemosc disponibiliza carro para levar doadores do Unibave até Criciúma

11 de julho de 2018 -

Para os acadêmicos, professores e colaboradores do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave que quiserem doar sangue por meio do programa “Sangue Verde”, o Hemosc irá disponibilizar um carro para levar os doadores até Criciúma na próxima terça-feira, dia 17 de julho, com saída do campus às 13h. Para reservar a data basta acessar o link.

Esta é a terceira edição do programa de extensão “Sangue Verde – doe esperança”, que tem como objetivo a promoção e manutenção da doação de sangue, visando abastecer o Hemosc – Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina e auxiliar na busca de novos doadores de sangue e medula.

O programa consiste em uma gincana dos cursos de graduação do Unibave. O curso e a fase que obtiver maior pontuação durante o período de doações de sangue será a equipe vencedora. Quem quiser participar da campanha, deve escolher uma fase e um curso para realizar a doação.

No dia da doação o participante deve levar sua identificação com foto e informar que é participante do Programa Sangue Verde, além do curso/fase ao qual está fazendo a doação. O acadêmico que realizar a doação de sangue receberá certificado de 4 horas de atividade complementar.

O organismo repõe rapidamente os 450 ml de sangue coletados. Todo o material é descartável e todo o processo leva cerca de 40 minutos. As etapas da doação são: cadastro, triagem – verificação de sinais vitais e hematócrito, entrevista individual e a coleta de sangue que leva em torno de seis minutos. Homens podem doar sangue num intervalo de dois meses, não ultrapassando quatro vezes ao ano, e mulheres num intervalo de três meses, não ultrapassando três vezes ao ano.

O Programa Sangue Verde é realizado desde 2016 no Unibave pelo Núcleo de Estudos Aplicados à Saúde – NEAS. Só no último ano a instituição conseguiu, por meio da campanha, 80 doações que beneficiaram mais de 240 pessoas.

Para doar é preciso:
Apresentar Documento de Identidade;
Ter mais de 50 quilos;
Ter entre 16 e 69 anos; (16 e 17 deverão estar acompanhados pelo responsável legal)
Ter boa saúde;
Estar alimentado.
Você não pode doar sangue, se:
Fez exame de endoscopia há menos de 6 meses;
Fez tatuagem ou colocou piercing há menos de 1 ano;
Fez cirurgia recentemente;
Estiver grávida ou amamentando;
Teve Hepatite a menos de 10 anos;
Teve Doença de Chagas;
Teve gripe ou febre nos últimos 7 dias;
Recebeu sangue no último ano;
Estiver usando medicamento ou drogas que causem dependência;
Tomou bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
Usa ou já usou drogas injetáveis – Cocaína ou Heroína;
Teve contato sexual com muitos parceiros nos últimos 12 meses.